sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cufa Cascavel: entre versos, rimas e prosas

Fazendo do Nosso Jeito - há 20 anos
Versos, rimas, prosas e alegria - assim foi o último dia 18/05 no Instituto Federal do Paraná, Campus de Goioerê.
Na ocasião o coordenador da Cufa Cascavel Andy Combatente (Anderson Marcos), participou da 1ª Semana de Humanidades da IFPR. Nosso objetivo em ações como esta é contribuir na formação da comunidade estudantil e assim também qualificar/capacitar os futuros profissionais. E, proporcionando á todos os ouvintes a oportunidade de vivenciar em tempo e contextual real a “poesia contemporânea de favela e a sua relação com as pessoas”, nas mais variadas temáticas discursivas da ciência.
Além de oportunizar uma rica discussão entre a cultural (Hip Hop) e o emaranhar universo das ciências a perspectiva de conjuntura institucional é que por meio das nossas ações podemos nos empoderar e ocupação espaços que por sua vez são ocupados por jovens oriundo da camada mais abastada da sociedade. Com isto disponibilizar aos estudantes á oportunidade de interagir com o mundo periférico (as favelas) no qual muitos deles pós-formado terão acesso e prestarão seus serviços.
Para saber, o hip hop é um movimento que, há 20 anos, sobrevive nos guetos brasileiros mesmo sem o apoio da mídia, e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas socioeconômicas e deixando para trás o rótulo de "cultura do excluído". Ao longo de sua existência, esta manifestação cultural vem criando um movimento forte, atraente, com grande potencial, e segue abrindo portas para novos nichos comerciais ainda não explorados.
Missão cumprida. A interação foi geral, estudantes, professores e demais presentes não só interagiram, mas se emocionaram e a empatia foi geral entre os participantes. Como esperado a cultura (Hip Hop) é libertadora, os estigmas e preconceitos estabelecidos foram ocupado pela compreensão e interação das partes, independente das classes sociais, credos religiosos e outros. Fantasia, sonhos, verdades e realidade se misturaram entre os versos, rimas e prosas - a alegria entrou em cena. 





E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário