quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Cufa Curitiba discute projeto de combate ao racismo institucional

A História do Brasil é marcada pelos intermináveis capítulos a respeito da escravidão e do genocídio da população negra e indígena. E é neste mesmo país que todo ano 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são assassinados, aproximadamente 63 por dia e 1 a cada 23 minutos. Os dados desta triste realidade podem facilmente ser encontrado no mapa da violência 2016 e em relatório de instituições que estudam a questão violência. E, em meio o dados encontra-se o fator racismo que pouco é discutido. No entanto, no entrelaçamento dos objetivos das ações desenvolvidas pela Cufa indiretamente trabalha-se ações que conscientize que coíba a pratica do racismo. Desta forma, no último dia 25 de julho, a Central Única das Favelas de Curitiba através da pessoa do seu Presidente Estadual José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa) que foi convidado á se reunir em Curitiba na sede ESPC - Escola Superior da Policia Civil do Paraná com o Dr. João Carlos da Costa e o Dr. Diretor da Sebastião Ramos Dos Santos Neto.
No Brasil como em outros países, a questão racial começa a aparecer como relevante na última década e é a partiu de alguns casos, assim também com a criação de algumas leis. Porém, nota-se que no Brasil as atitudes racistas em sua maioria são veladas, Visando todo o contexto (principalmente á questão do racismo velado) em que ambas as instituições estão inseridas e com fins de contribuir no combate ao racismo, ambos discutiram sobre as ações das instituições no Estado do Paraná e as atividades que possivelmente podem ser desenvolvidas no combate ao racimo, racismo institucional e morte e violência contra o jovem negro. E, como se trata de uma instituição pública que lida diretamente com um público que em partes está relacionado á conflitos a pauta foi em juntar forças no combate ao racismo individual e o institucional. 
No caso do racismo individual pensou-se em ações de conscientização, pois está forma sutil de racismo na maioria das vezes passa despercebida aos olhos da vitima e acontece quando alguém basicamente se acha superior ao outro por conta de sua cor. No caso do racismo institucional é desencadeado quando as estruturas e instituições, públicas e/ou privadas, atuam de forma diferenciada em relação a determinados grupos ou pessoa em função de suas características (cor), físicas ou culturais. É importante trazermos estas discussões de enfrentamento para todos os âmbitos da nossa sociedade e com o máximo de parceiros possível, principalmente as instituições que atendem os jovens.  E, fazer com que não só as instituições públicas e/ou privadas, mas a sociedade de forma geral discutam á temática é de suma importância no combate ao racismo.
Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário