quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Cufa participa do II Encontro da Juventude, em Toledo

A Central Única das Favelas desde que chegou ao Estado do Paraná, em 2006, tem buscado fomentar ações diversas que contemple o tempo ócio da juventude de favela. Ao logo dos 11 anos, desenvolveu centenas de projeto alcançando milhares de jovens e atualmente tem base em 15 cidades do Estado. A Cufa tem proporcionado discussões e ações de enfrentamento em todos os âmbitos da sociedade paranaense, principalmente na questão do atendimento e empoderamento do jovem negro. E em meio às diversas demandas existentes nas favelas a instituição sempre procurou fazer algo para saná-las, mas com o tempo percebemos que do outro lado do jogo também existe a questão discursiva, ou seja, o pode público que em partes decidem “sobre a vida dos jovens” e pensado em somar e contribuir, desde então tem participado como apoio de encontros.
Acreditamos que é importante trazer estas discussões para dentro da favela como também os favelados participarem dessas discussões no asfalto. Neste momento nos cabe também sermos astutos, pois, nossa pauta e as favelas e suas demandas e não á política que gira entorno. Mas, partimos sempre do contexto mais próximo da nossa realidade, o empoderamento dos pares e não da necessidade de alguns em promover e realizar assistencialismo ou da manutenção dos cargos público, pois, entendemos que não têm continuarem decidindo a vida do favelado sem que ele faça parte da discussão. Seguindo esta linha de raciocínio no dia 04/08, os membros da Cufa Toledo: Mario Kaxópa, Fernanda Fetter e Thiago Fernando; participaram do II Encontro da Juventude, em Toledo.
A iniciativa dá continuidade ao anúncio feito durante o Encontro Estadual, em Janeiro de 2016, que junto aos jovens e suas periferias buscarão discutir ações e as levarem ao âmbito das instituições públicas e/ou privadas, mas com fins de resolução. Desta forma, na ocasião, discutiram com os demais presentes e gestores públicos as demandas existentes para com a juventude da cidade. Possivelmente novas oportunidades surgirão. Enfim, mediante as constatações e anseios dos jovens que “em partes são representados pela Cufa” ou pelo menos os que são atendidos por ela. Observa-se que á necessidade de mais iniciativas culturais, esportivas e ação inclusiva, na qual os jovens possam ter não só participarem, mas também expressarem suas necessidades.

Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário