terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cufa São José dos Pinhais

Na quarta-feira (09/08), rolou mais uma reunião da Central Única das Favelas de São José dos Pinhais. Entre os presentes o Presidente da Associação de Moradores do Modelo e Coordenador da CUFA em São Jose dos Pinhais, Nilton Gonzaga. Na ocasião, ambos os presentes discutiram as possíveis ações que possam ser desenvolvidas junto às crianças e adolescentes e também as melhorias e necessidades da comunidade. Nos últimos anos São José dos Pinhais atraiu grandes empresas nos mais diversos setores como também os imigrantes. Desta forma, estas pessoas viram na industrialização da região uma oportunidade na melhoria do sustento financeiro e sucessivamente na qualidade de vida, através das novas oportunidades de emprego. Basicamente este também é o processo justificativo da saída do homem do campo. O Jardim Modelo como é conhecido é um território em vias de legalidade, hoje conta com políticas básicas, a exemplo: escola, água, luz e em vias de asfaltamento. Isto graça á insistência da comunidade.
Enfim, o processo imigratório é com fins da melhor qualidade de vida e outros, neste caso o pequeno ou o agricultor familiar, observa as poucas opções de sobreviverem (sustento) e gerar emprego no campo. Desta forma, é que surge parte das ocupações no Brasil, ou seja, a partir do êxodo rural pessoas imigraram para os centros urbanos levando consigo sonho de dias melhores. Observa-se também que o modelo de ocupação em questão não é algo recente e não é oficialmente desta década, a exemplo, o morro da Providência, tido como a primeira favela no Brasil, surgiu em 1897, no centro do Rio de Janeiro. O morro da Providência iniciou-se com cerca de 10 mil soldados que haviam participado da Guerra de Canudos no sertão da Bahia, no pós-batalha desembarcaram na antiga capital do país, Rio de Janeiro. Sem moradia e forma de voltarem aos seus lares os soldados, muitos longe das suas famílias, ocuparam o morro e estabelecer ali um novo lar.
No entanto, é fato que as pequenas cidades metropolitanas, a exemplo: São José dos Pinhais; não estão preparadas para recebem do dia para noite inúmeros migrantes, desta forma, é neste momento que surge parte das ocupações, pois, aluguel é caro e a comprar do imóvel é um sonho para muitos brasileiros. Contudo, reuniões como esta é de suma importância para organização dos moradores, neste momento é que trazem á reflexões as dificuldades e possíveis soluções como também levá-las para o conhecimento do pode público. Neste momento nos cabe também sermos astutos, pois, nossa pauta e as favelas e suas demandas, partimos sempre do contexto mais próximo da nossa realidade que é o empoderamento e não da necessidade de alguns em promover e realizar assistencialismo ou da manutenção dos cargos público. Acreditamos na sociedade organizada e através das contribuições de todos e da Cufa é que podemos juntos proporcionar melhorias á população.


Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

2 comentários:

  1. POR favor gostaria de me cadastrar no Vale gás EU MINHA mãe e minha tia cadeirante por favor.watz 996035389

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de me recadastrar

    ResponderExcluir