sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projeto 5ª Essência Fetter Company

A dança, seja ela qual for a modalidade, tem por natureza própria agregar valores aos participantes como elemento cultural de expressão artística, além de aprendizados e outros sentidos. O Street Dance, que também é conhecido como dança de rua, é uma das formas de expressão artística com ampla riqueza cultural, e que tem se difundido cada vez mais na sociedade, sobretudo na juventude.
A CUFA – Central Única das Favelas de Toledo/Pr, por meio do Projeto 5ª Essência Fetter Company, não só entende o valor da dança para os jovens, como se utiliza da mesma com o objetivo de compreender e trabalhar valores e motivar os sentimentos artísticos dos nossos jovens. O Projeto 5E é idealizado e coordenado por Fernanda Fetter e atende em torno de 60 pessoas.
Através do 5E, os jovens têm a oportunidade de expressarem os significados que integram o campo de possibilidades artísticas e, além disso, o projeto contribui para a ampliação da aprendizagem, para a formação humana e para a qualidade de vida. Nas mais diferentes modalidades, os jovens que integram o grupo, têm a oportunidade de expressarem a linguagem da arte. O projeto tem ganhado vários adeptos e destaques na cidade, região e Estado, bem como em outros âmbitos. As coreografias inovadoras e os cenários urbanos que compõem cada apresentação, expõem não só o espírito juvenil pulsante, mas a necessidade de ir além dos limites da arte. Dessa forma, pedagogicamente falando, a dança é uma ferramenta de possibilidades e oportunidades para os alunos, de integração coletiva e ressignificação da autoestima. Nesse contexto, porque não inserir esse ritmo nos espaços escolares afim de estimular alunos em sua capacidade de sentir, pensar e agir no mundo?
A dança, em especial a dança de rua é uma manifestação cultural contemporânea que surgiu por meio da indignação dos jovens da periferia, que foram para as ruas manifestar seus desejos, sentimentos e ideias através do corpo e da dança. No entanto, comprovadamente, a dança (Street Dance) também pode ser considerada uma ação preventiva em relação à saúde e ao uso de drogas, pois, contribui para a manutenção e funcionamento do organismo das pessoas que a pratica. Enfim, a dança é uma expressão que de forma indireta e direta reflete a cultura, a religião, os costumes, os desejos, e os ideais; é uma forma artística de representatividade do contexto social.


 Fernanda Fetter - Coordenadora


 Moção de Aplausos - Câmara de Vereadores de Toledo




Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Um comentário:

  1. Seguimos estudando e buscando o conhecimento. Obrigado as sabias palavras que expressam sobre a nossa realidade atual.

    ResponderExcluir