quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A dança em minha vida. Vivo a cultura por amor.

VERSOS | PROSAS – Por: Fernanda Fetter
Desde criança gosto muito de música e de me mover com elas. Lembro-me que bailava de um lado para o outro, mas sem saber na infância encenava minhas primeiras coreografias. Facilmente aprendia os movimentos e passos, tudo que aprendia precisava ensinar para alguém. Enfim, segui meus impulsos, sem saber que quando adulta me apaixonaria pela dança, tudo acontecendo naturalmente e sem algum direcionamento. Mas, tudo começou quando fui para o Colégio Dário Vellozo. Naquela época queria muito estudar no Dário Vellozo, pois tinha um famoso festival de dança.
Quando na quinta série tive dificuldades em aceitar que outras pessoas escolhessem nossas músicas e fizessem nossa dança, nos próximos anos muitas confusões, pois se tratavam de várias opiniões diferentes para o mesmo objetivo. No sétimo ano fui convidada a participa do Grupo A Quinta Essência, onde eram selecionados os destaques de cada turma no festival para participar de apresentações durante todo ano letivo. Após dois anos que eu estava no grupo o coordenador Luiz Gustavo Prada também coreografo de vários ritmos que o grupo trabalhava concluiu o ensino médio e foi estudar a dança, e deixou a missão para nós continuarmos com o grupo, isso era no ano de 2007. Após uma reunião onde todos disseram que continuariam, o grupo foi se desfazendo aos poucos, foi quando eu conheci o Hip hop e me apaixonei, existiam vários grupos de dança em Toledo a maioria era deste estilo então eu decidi "é isso que eu quero dançar", remontei o grupo busquei aprender com todos que tinha algo para me ensinar sobre este estilo.
O grupo A Quinta Essência formada somente por meninas que dançavam street Dance se tornou muito conhecido. Nós... fomos muito reprimidas e o que os professores me incentivavam era dançar qualquer coisa menos HIP HOP. O que me motivava era a dança e a cultura, não tinha apoio nem incentivo apenas um lugar para treinar no colégio. Fizemos muitas apresentações participamos de muitos eventos culturais nestes períodos mais nunca ganhamos recursos apenas aplausos que para nós já bastava para continuar. Em 2009 eu terminei o ensino médio então decidi tirar o Grupo do Colégio e continuar treinando, quando fui convidada para dar aulas em um centro de dança como o estilo ainda era novidade no interior para as escolas de danças tinha pouca procura. Assim o grupo foi novamente se desfazendo, as meninas crescendo e eu perdendo o foco, pois não imaginava que realmente poderia ser profissional na dança.
2010 foi um ano muito difícil porque não consegui um emprego e por isso tive que desistir da faculdade de educação física a qual já estava matriculada, confesso que foi frustrante então decidi curtir a vida e perdi um ano com coisas fúteis que não me agregaram e o grupo parecia ter deixado de existir. Quando em 2012 fui convidada a remontar o grupo para fazer uma participação especial em um espetáculo de danças, reuni quem estava disponível e a 5 ª Essência pode brilhar novamente e eu dançava no palco gravida de 5 meses. Após 40 dias que minha filha havia nascido eu já estava em uma sala de dança trabalhando novamente com o grupo e montando uma turma nova de alunos, trabalhei por mais 3 anos no processo de aprender e ensinar as danças urbanas, fui me especializando pesquisando fazendo cursos e workshops com vários dançarinos, professores renomados nesta área trazendo informação e mais jovens para a 5ª essência.
Em 2015 fui lutar pela minha independência financeira através do projeto Essências e do Studio de dança 5E um espaço dedicado para o Hip Hop em Toledo PR. Foram 2 anos de muitas lutas, trabalhos e ações onde nossos esforços passaram a ser reconhecidos e aceitos, neste período participamos de grandes eventos de dança, sempre se destacando com nossos trabalhos coreográficos, atualmente o projeto é realizado pela CUFA Toledo que atende em média 100 crianças e jovens mensalmente no município gerando protagonismo e prevenindo a vulnerabilidade social. Idealizamos e realizamos vários eventos como: Comemoração ao Dia Internacional da Dança, Batalha da Juventude, All Break Battle, Soul Breaking Seletiva Toledo, Workshop de Férias 5E.
Neste ano de 2017 vamos levar ao Teatro Municipal de Toledo, nosso primeiro espetáculo de danças urbanas e contemporânea, que acontecerá no dia 12 de novembro denominado dia Internacional do HIP HOP, para mostrar o desenvolvimento dessa cultura através de coreografias que trazem mensagens para o mundo atual, onde o público alvo é quem nos acompanha em eventos fora da cidade através da internet, familiares, amigos, porém todos estão convidados a prestigiar este projeto, em um evento beneficente para a Associação de Hip Hop Cultural Esportiva e Social de Toledo-PR - AH2T.
Fernanda é Professora Coreografa e Dançarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário