segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Cufa leva crianças ao Teatro Guaíra para assistirem peça - João Cidadão

O teatro é um importante mecanismo de inclusão social. Desta forma, seu processo artístico/cultural tanto envolve o indivíduo sobre o plano individual e coletivo de forma expressiva e comunicativa a partir das identidades flutuante em sociedade, a exemplo: realidade cultural, social e profissional muito ampla, que compreende intervenções que respondem aos anseios, promoção e de desenvolvimento da comunidade. Entendendo ser benéfico á pessoas o teatro, a Cufa, respondendo ao convite da Rpc Tv por meio do Marcelo Dias e do Promotor Justiça Eduardo Cambi, no dia 20 de Agosto, levou 200 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos para assistirem espetáculo João Cidadão, no Guairão.
O espetáculo, encenado pela Cia. dos Palhaços e dirigido por Andrei Moscheto, é baseado na cartilha produzida pelo Ministério Público. “Decidimos por uma linha em que conseguíssemos contar a história desse personagem e abordar os conceitos de uma maneira descontraída, para não parecer uma aula. O João acaba passando por problemas comuns a todas as pessoas”, diz o diretor da peça Andrei Moscheto. A descontração fica por conta dos palhaços Sarrafo, Tinoca e Wilson, interpretados por Felipe Ternes, Nathalia Luz e Eliezer Vander Brock. Sarrafo é quem assume o papel de João Cidadão, enquanto Tinoca e Wilson assumem todos os outros papéis necessários para contar a história de João. “Eles são palhaços incríveis e não têm limites”. Eles conseguem habitar universos diferentes sem prejudicar a dramaturgia.
No entanto, o objetivo da Central Única das Favelas de Curitiba é proporcionar interação entres as bases envolvidas “Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Colombo”, mas além, é que todo o cidadão de um jeito simples entenda os seus direitos, pois, á peça abordar o assunto com naturalidade para que as crianças aprendam a conviver de maneira harmoniosa e inclusiva. “E o que consideramos neste momento é o canal de informação disponível para estas pessoas”, comenta José – Presidente da Cufa Paraná.




Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário