quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cufa Curitiba desenvolve ação na Caximba

A Central Única das Favelas do Paraná, base de Curitiba, no dia 03 de Setembro esteve visitando o projeto Move Vidas. O projeto tem sua sede localizada na Caximba no extremo sul de Curitiba, no local por anos funcionou o aterro sanitário da cidade. A Caximba é uma região em pleno desenvolvimento e expansão territorial que após desativação do aterro passou aglomerar uma grande população formando um pequeno complexo de comunidade. Hoje, com vida própria e variados comércios, a Caximba atrai os mais diversos investidores. Á convite da jornalista Raíssa Melo, os membros da Cufa, Francês, Luciana Macedo e Zé da Cufa foram conhecer o Projeto Social Move Vidas na Favela do Abrão.
No Projeto as crianças passam parte do tempo sob á coordenação da professora de capoeira Gaivota. A professora de capoeira á alguns anos atrás observou o tempo ócio das criança da sua comunidade e resolveu criar o projeto, oferecendo aos alunos oficinas de música, pintura, dança, teatro, filmes, alimentação e outros. No local, não há infraestrutura como rede de esgoto, asfalto e coleta de lixo, nem equipamentos como escola, lazer e posto de saúde. E, neste caso o projeto acaba sendo a única oportunidade sociocultural ás crianças e adolescentes da região. Desta forma, sempre que possível são realizadas atividades no contra turno escolar de leitura de livros e gibis, dia de filmes, oficinas de desenho, palestras educativas, artesanato entre outras.
A Cufa procura apoiar de alguma forma toda iniciativa de empoderamente e socialização que visa o atendimento às comunidades e os moradores. Na ocasião podemos contribuir com as crianças, proporcionando a elas uma aula de iniciação ao grafffiti com o Coordenador da Cufa Curitiba Francês.  O Graffiti têm diversos vieses sociais que se relacionam ao individuo em sociedade e por eles se abrem os olhos para novos caminhos através da arte urbana. Assim, podendo avançar em seus objetivos práticos e legítimos, no tratamento de conhecimento e reconhecimento das práticas diárias que lutam e preservam a arte urbana e a vida.
Seja voluntário e nos ajude nessa luta! https://www.facebook.com/CMESTREGAIVOTTA/






Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário