segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Cufa Curitiba propõem ações para dia 20 Novembro

No último dia 13 de Agosto, partes dos membros da Central Única das Favelas de Curitiba reuniram-se para discutir sobre atuação da instituição no Município de Curitiba. O objetivo da reunião é avaliar as ações desenvolvidas, mas também analisar a presença da instituição nas favelas de Curitiba como sua participação em meio de vida das pessoas, as produções e ações direcionada aos jovens. Na ocasião também discutiu a importância dos projetos sociais realizados pela instituição. E, entre as questões levantadas ás possibilidade de gerar informações para outros, realizados por  instituição parceiras ou não, pois, nota-se que os projetos em sua maioria são muito bem gerenciado na pratica, mas faltam informações básicas de cunha burocráticos, gestão.
Desta forma, abriu-se a discussão de criar a primeira turma de gestão social, ou seja, curso de terceiro setor. O projeto é com fins de contrapor à gestão de senso comum e possibilitar os gestores sociais elaborar gestão estratégica. E, assim tentar suprir á necessidades de gestão burocrática e monológica, possibilitando lideres comunitários ao gerenciamento coletivo e dialógico entre poder público e privado, no qual o processo decisório é o exercido de sobrevivência institucional. Enfim, seja no processo artístico/cultural/social a busca é envolver o indivíduo ao plano individual e ou coletivo de forma expressiva das identidades institucional, a exemplo: empreendedorismo social. Deste modo, proporcional compreensão de novos modelos de intervenções que respondem aos anseios, promoção e de desenvolvimento da comunidade.
Na ocasião, também foi levantado as possibilidades de realizar três grandes ações envolvendo o dia 12 de Outubro (dia das Crianças), 7 de Novembro (Dia da Favela) e 20 Novembro (Dia da Consciência Negra). Nas duas últimas datas se propôs algo que gere informação e formação para aos adolescentes, jovens e adultos, principalmente os moradores das favelas em relação às datas. No entanto, se concretizar  a realização do Fórum Estadual das Favelas, os participantes serão munidos através do mesmo, o questionamento surgiu á partir de que a fóruns para as mais diversas situações, porém nunca na história do Estado os jovens tiveram á possibilidade de discutir suas vidas, culturas e uso e costumes, sempre que esta pauta algo dessa natureza é encaixado em uma discussão, ocupando segundo plano e não pauta principal.


Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário