quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projeto Raízes Futsal – Cufa Loanda

O esporte é uma das ferramentas de inclusão social que existe. Na cidade de Loanda o esporte tem sido utilizadas pela Central Única das Favelas do Paraná para inclusão social de crianças e adolescentes moradores de comunidades. Loanda esta localizada na região noroeste do Paraná, a 75 quilômetros de Paranavaí, 140 quilômetros de Maringá, e 570 quilômetros de Curitiba. Sua população estimada em 2010 é de 21.328 habitantes. A cidade é polo nacional na fabricação de torneiras e é a mais importante do extremo Noroeste paranaense e a que mais se destacando na região.
Através do coordenador, Cassio J. Gomes, a Central Únicas das Favelas chegou á cidade no ano de 2014, Gomes é formado em Educação Física, professor universitário e instrutor de artes marciais e através do esporte por meio da instituição passou a desenvolver ações esportivas na cidade, exemplo: Esporte Radical, Garra Futsal - Feminino, Raízes Futsal - Masculino, lutas e ações esportivas junto aos apenados. Criando uma agenda esportiva positiva na cidade em parceria com a Secretaria de Esportes de Loanda e outros. A exemplo o Projeto Raízes que visa oportunizar os adolescentes á pratica esportiva com foco na qualidade de vida. Hoje, o projeto conta com 60 crianças treinando na terça e quinta das 13h às 17h no Ginásio de Esportes João Margato. Sob coordenação do Técnico e professor: Érico Ivo da Silva
Com fins de valorizar os participantes (alunos) e o que aprendem durantes os treinos os coordenadores e equipe técnica na ultima sexta feira (15), levaram os alunos do projeto para participarem da Copa Sesc de Futsal, em Paranavaí. Na ocasião os alunos deram um show e ganharam de 02 x 0 do São José. O resultado nos mostra que inclusão por meio do esporte é possível, e, através do esporte integrar as crianças em agendas positivas, além de que, é possível transformar, reduzir os preconceitos e estereótipos. E, é este nosso objetivo.
Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário