sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Cufa participou da XII Semana Tecnológica - Curitiba

Nos dia 17 e 18 de Outubro, a Central Única das Favelas - Curitiba, á convite do nossa parceira Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC, participamos da XII Semana Tecnológica, na ocasião, realizamos duas noites muito bacanas de cultura urbana (graffiti) e educação preventiva ao uso de drogas. Houve-se um tempo em que o saber intelectual, ou seja, o intelecto na perspectiva do conhecimento teórico erra compartilhamento para poucos e restrito apenas aos catedráticos e aos espaços científicos. No entanto, restringiam-se as teorias e teóricos em uma via de relação única do detendo do saber para com seus ouvintes nas instituições, principalmente de ensino superior, as universidades e/ou escolas, estes espaços erram verdadeiros templos sagrados em que abrigavam os detentores do “suposto saber”, em sua maioria pessoas brancas de família tradicional e ricas. Mínimo erra o espaço e tempo concedido aos doutores e intelectuais orgânicos negros e á própria arte urbana - graffiti, Hip Hop, samba e outros. Desta forma, quando sim este grupos erram parte de observações com fins científicos da academia. 
Longe de criticas diretamente aos conhecedores, pois estes evoluíram vários conceitos e benefícios á toda sociedade, porém não podemos omitir que o endeusamento dos intelectuais e a restrição dos espaços científicos para todos é uma verdade incontestável. Para quebra de paradigmas acreditamos nas sabias palavra de Paulo Freire, quando afirma: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Nesta perspectiva de estamos sempre evoluindo/aprendendo é que acreditamos que também adquiridos outros conhecimentos e em nosso caso á cultura urbana, conhecimento que pode ser repassado com fins de auxiliar no conhecimento cientifico acadêmico e aprendizado mútuo. Contudo, é revolucionário e evolutivo á educação reconhecer nosso "suposto saber" e ao disponibilizar espaço para que compartilhamos estes dentro do espaços universitários para com a comunidade cientifica acadêmica creditamos que todos ganhamos. O convite se deu graças ao Coordenador de Administração da Fatec, Marcelo, quando entende e reconhece nosso discurso científico através da arte do graffite e que pode-se aprender e ensinar, por exemplo, matemática através do graffite.

Enfim, no dia 17 de outubro, podemos compartilhar nosso vivência com salas lotadas,  estivemos na sede da FATEC e ministrar duas palestra. As primeiras palestras: Prevenção ao uso de drogas no ambiente educacional - pelo Psicólogo José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa) Presidente Estadual da Cufa Paraná; Workshop de Graffite: Arte Urbana, ministrada por François Ramalho, coordenado de Cultura da Cufa Curitiba. Dia 18 de outubro, ministramos mais duas palestras: Vencendo meus Medos. Um olhar para meu futuro e o workshop de Graffite: Arte Urbana. Mais um noite de salas lotadas, observamos que os estudantes querem ouvir e se informar sobre outros conhecimentos, mas não quem ouvir sobre a cultura do medo, exemplo: drogas matam e se usar drogas vocês vão presos. Esses jargões não contribuem junto à reflexão compartilhada. Por outro lado, observamos que quando disponível informações diferenciando-se dos modelos convencionais e atrelando á cultura, em nosso caso o graffite os estudantes além de corresponder positivamente através dos questionamentos são participativos.



Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário