quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Festa das crianças agita São José dos Pinhais

Dias das crianças é sempre um dia de alvoroço e os pequeninos ficam eufóricos na esperança de brinca, ganhar presente e participar de alguma festa na comunidade. Falemos a verdade, todos nós fomos crianças um dia e sabemos como é tamanha á esperança sob algumas datas comemorativas e por mais que exista a sobra da névoa financeira e os discursos ideológicos sobre, o dia é de festa sim, é dia de ser presenteado e de se deliciar com as guloseimas, de correr, sorrir e se divertir como nunca. No entanto, a Central Única das Favelas do Paraná, entende o valor dessa data para as crianças das favelas e para os pais que nem sempre têm o recurso financeiro para agraciar os filhos, desta forma, a instituição tem organizado festas comemorativas em suas bases de trabalho no Estado do Paraná.
Em 2016, foram realizadas 20 festas com alçam-se de 30 mil pessoas, em 2017, realizaram 15 festas com um fluxo aproximado de 27 mil pessoas. E, não foi diferente em São José dos Pinhais e pelo segundo ano consecutivo, a Cufa por meio dos seus coordenados por Nilton Gonzaga, Joabe Silva e outros, em parceria com demais instituições e a Associação de Moradores do Jd. Modelos reuniram dezenas de pessoas e juntas realizaram uma grande festa para as crianças e adolescentes, no dia 12 de Outubro, nas dependências do Colégio Shirley Catarina Tamalu, disponibilizaram as pessoas presente cama elástica, piscina de bolinhas, cachorro quente, suco e refrigerante, kits de doces e guloseimas, teatro, música, brincadeiras para todos os presentes.

Porém, para nós não se trata apenas de uma festa, pois aproveitamos este momento em que os pequeninos estão mais sensibilizados ás novas informações e junto com nossa equipe de educadores e gestores de projeto educacionais, desenvolvemos uma prática pedagógica socioeducativo de valorização do individuo, pautando ás reflexões acerca do direito ao brincar e de possibilidades de refutar a educação cidadã, considerando a ludicidade das ações disponível nos espaços, a cultura local e o envolvimento da comunidade a curto, médio e longo prazo. O objetivo é e sempre será á comemoração  em si, porém, o pano de fundo revela a importância do brincar para o desenvolvimento integral na infância e a necessidade dessa experiência lúdica para uma formação cidadã do individuo á partir das relações na infância.




Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário