sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Projeto Dialogando: Prevenção às drogas - Londrina

Quando notamos á necessidade de falar sobre drogas com os adolescentes? É uma pergunta difícil de ser respondida pelos pais e responsáveis, pois, alguns assuntos é tabu familiar. Em 2009, com fins de auxiliar nas reflexões, principalmente entre os jovens e escola, iniciamos de imediato três projeto: O Dialogando -  que visa abrir discussões sobre o dia-a-dia dos adolescentes. Este reconhecido a nível em primeiro lugar, no Brasil, pelo Prêmio Ozires Silva, em 2016, Circuito Social Favelas Ativa – um misto de ações culturais e palestra preventiva e o Crack Não Deixa Esta Pedra Te Derrubar – totalmente voltado ao estudo e debate sobre o crack. Após nove anos (9) desenvolvendo ações nas ruas, praças, escolas e nos mais diferenciados lugares, o Dialogando, tornou-se a principal ação paranaense nesta empreitada em favor do jovens e de combate direto as drogas no Estado. Utilizando-se de recursos científicos próprios, á exemplo: Zumbi das Pedras e a Luta de Denis de Manoel Soares (Cufa RS), Selva de Pedra/Fortaleza Noida de Preto Zéze (Cufa CE), Reféns do Calçadão de Gerlan Melo (Cufa MT), Mundo da Nóia - Por Trás da Pedra de Vinicius Billy (Cufa SC) e outros; de forma simples e leve, porém com profissionais capacitados, implantamos nas 14 bases da Central Única das Favelas do Paraná e na Capital Curitiba, á ideia de se prevenir em rede.  

No entanto, passamos a contribuí diretamente na redução do uso de drogas entre os jovens e nos índices de evasão escolar, ambos causados pelo envolvimento de jovens com as drogas. Porém, observa-se que no Brasil e outros países que as iniciativas  de política publica dessa natureza ainda é algo paliativo, pois, em sua maioria não prolongamento, as campanhas de prevenção foca datas comemorativas com outras. Desta forma, negam o acesso dos jovens no decorrer do anos á informações. Observa-se que o convívio com o problema, ás instituições viram á necessidade de criar suas própria campanha em seus territórios, pois, lidam diretamente, nas favelas com á questão. No entanto, alguns desses mecanismos informativos de preventivo ganharam as ruas, as escolas, universidades, espaços públicos e privados. É o caso do Dialogando que no dia 25 de Outubro, esteve na Escola Benjamin Constant Londrina-PR. O projeto tem o objetivo de realizar ações de capacitação e prevenção às drogas, principalmente o crack.
Na ocasião, Marcos Silveira – psicólogo e coordenador da Cufa Londrina, palestrou sobre Uso Abusivo de Drogas, neste dia foram capacitadas às alunos e professores. Silveira é um dos palestrantes do Dialogando juntamente com mais sete (7) no Estado do Paraná. “Nota-se que os jovens querem ouvir e se informar, mas também tem paciência para ouvir sobre a cultura do medo, exemplo: drogas matam e se usar drogas vocês vão preso. Esses jargões com fins de geral conscientização não informa, mas por outro lado observamos que quando disponível informação consistente e cientifica atrelado á nossa prática diária em nosso caso o povo além de corresponder através dos questionamentos são participativo, isto nos alegra e nos motivou para próxima visita” comenta Marcos.  O projeto tem apoio da Clinica Gran Vitória.

Um comentário:

  1. Projeto DIALOGANDO é feito com muito carinho e dedicação.
    Prevenir é um ato de amor...

    ResponderExcluir