quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Cufa Curitiba, realiza palestra sobre Racismo Institucional

No Brasil, os negros somam-se 54% da população, a maioria são moradores de favelas, movimentando 68,6 bilhões de reais por ano, segundo o Instituto Data Favela, mas seus moradores mal têm acesso a serviços básicos. No entanto, muito se fala em meritocracia, mas as pessoas não terão os mesmos méritos se não tiverem as mesmas oportunidades. Ah, começar pela discriminação racial. Proibido pela lei, o racismo no Brasil segue e não se vê negro sofrer só a discriminação devida ao preconceito racial, operada no plano privado, mas também é, sobretudo o racismo institucional. De forma silenciosa e velada o racismo institucional prolifera-se difusamente no funcionamento cotidiano de instituições. Dissimulado no espaço público e se abriga nos domicílios. Observa-se que os ataques na internet partem de quem se sente protegido pelo anonimato do lar.
“Não podemos ficar de braços cruzados perante esta realidade”. ... Comenta José Antonio – psicologo da AEC - Cufa Paraná. Nos últimos anos á instituição, a Cufa de forma geral intensificou suas ações de combate ao racismo. No Paraná, varias ações são realizadas durante o ano. “Acreditamos que podemos geral conscientização nas pessoas, mas para isto devemos insistentemente ter ações em prol” – afirma José Antonio. Desta forma, no ultimo dia (05/12) os psicólogos Isaac Santos e José Antonio, á convite do Doutor Sebastião R. dos Santos Neto e João Carlos, proporcionamos aos participantes policiais e alunos da PUC, uma reflexão sobre racismo institucional nas dependências da Escola Superior da Policia Civil, em Curitiba. O Racismo institucional. Segundo o “Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional” (2013), O conceito de Racismo. Institucional foi definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e. Charles Hamilton em 1967, para especificar como se manifesta o racismo nas estruturas de organização.
Diversos projetos elaborados pela Escola Superior de Polícia Civil voltados ao ensinamento e aplicação dos direitos humanos, igualdade direitos, respeito à dignidade da pessoa humana, de forma geral e, principalmente à questão da igualdade racial já estão sendo colocados em prática e outros já estão previstos também para o exercício de 2018. E, dentro dessa programação e ainda, alusivo à comemoração do Mês da Consciência Negra, na terça-feira, 5 de dezembro, foi realizada a palestra "Racismo Institucional: as consequências psicológicas para o indivíduo", ministrada pelo psicólogo e teólogo José Antônio Campos Jardim que no debate, mostrou a importância de se tratar do assunto devido às consequências causadas pela ignorância sobre o assunto que tanto afetam negativamente as estruturas do Estado e a sociedade”.

Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário