quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

CEJUV - Conselho Estadual de Juventude dá início às atividades.

De acordo com o Presidente Estadual da Cufa PR. “Não tem como avançarmos sem antes planejar e saber quem é o nosso jovem, pois, como todos sabem o Conselho Estadual da Juventude por aproximadamente 20 anos esteve inativo e está omissão, nos leva a repensar enquanto conselheiros quais são as principais necessidades dos jovens de hoje e para isto só ouvindo-os”.   A Central Única das Favelas acredita que a base da sua instituição são as pessoas que atuam no desenvolvimento dos territórios brasileiros onde atuam, proporcionando espaços, principalmente, para os jovens expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. O maior patrimônio da CUFA é o potencial da nossa gente e através de uma linguagem própria, ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Deste modo, ela vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.
(José de Camisa Salmão)
A CUFA não se alimenta da tragédia de nossa gente e dos nossos territórios, ela se alimenta e se faz referência pelo sucesso de nossas buscas, e elas são individuais, ao mesmo tempo coletivas, na medida em que nossas lideranças e nossos quadros vão se “formando” e replicando possibilidades reais de transformação no seu cotidiano, nas suas comunidades e em outros espaços. Tudo isso, feito com uma metodologia que está fora dos padrões convencionais e acadêmicos: “Fazendo do Nosso Jeito!” A principal meta que nós temos é fazer com que as experiências vivenciadas por nossos atores ou lideres comunitários se repliquem na sociedade como um todo gerando transformação coletiva. Desta forma, seguimos participando de alguns seguimentos em sociedade, no caso em questão, o Presidente da Central Única das Favelas do Paraná – José Antonio Campos jardim (Zé da Cufa), meses atrás e por meio de um processo democrático de eleição Estadual, aceitou o desafio de ser conselheiro Estadual da Juventude “Na cadeira de Movimento Étnico Racial e Promoção à Igualdade Racial”; com fins de fortalecer as articulações e planejamentos, acompanhando á execução das Políticas Públicas de Juventude, ampliando o acesso e os direitos da juventude, principalmente aos jovens negros residentes nas favelas paranaenses.

Enfim, nesta terça feira (06/02), seguindo os preceitos da gestão paranaense em estarmos entre os mais diferenciados seguimentos públicos e privado, discutido e contribuindo a cidade que queremos é que participamos da reunião Estadual do CEJUV - Palácio das Araucárias, Curitiba. Para o Planejamento Estratégico do Conselho Estadual de Juventude. Na ocasião, conselheiros e convidados puderam participar do workshop “Planejamento Estratégico ao Design Estratégico no Conselho da Juventude”, conduzido pelo consultor João Motta, que a Escola de Gestão do Governo do Estado do Paraná disponibilizou.  Para o Presidente do CEJUV, Edson Luiz Lau Filho, “A principal meta que nós temos é fazer o controle social efetivo, que realmente dialogue com a juventude, acredito que esse é o grande desafio das políticas de juventude, fazer com que os atingidos por essa política pública sejam realmente representados pelas ideias que serão colocadas pelo conselho”, complementa Lau. Participaram do workshop representante da sociedade civil e membros do Governo do Estado, das cinco regionais do Conselho, de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e, por videoconferência, Cascavel e Londrina. Os membros da sociedade civil foram eleitos por meio de voto direto, com a participação de diversos jovens em todo o Estado. No entanto, seguimos a fim de que as políticas e definições do conselho tenham capilaridade e aderência junto aos jovens paranaenses.
Fotos: Tarás Antônio Dilay
Leia matéria na íntegra em: http://bit.ly/2Ek89vB

Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário