sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Central Única das Favelas – organizará a Taça Paraná


O Coletivo Labuta vai lançar no mês de Abril a Primeira Edição da Taça da Favelas. O objetivo da proposta é permitir que os jovens moradores das favelas paranaense tenham á possibilidade de participar da maior competições amadoras de futebol de campo do país. Organizado pela Central Única das Favelas do Paraná – a instituição age como um polo de produção cultural e prática desportiva através de parcerias, apoios e patrocínios, formando e informando os cidadãos. Projetos como este com finalidades esportivas para além da prática têm mostrado resultados e comprovado que o esporte coletivo pode sim ser ferramenta de inclusão e superação as mazelas sócias que rodeiam os jovens. A Labuta é um modelo Startup Social que se baseia no compartilhamento de espaço, ideias, recursos de escritório e outros. Através de uma linguagem própria, a Labuta amplia suas formas de possibilidades, orquestrando os interesses dos artistas, público, governo, empresas, formadores de opinião e toda a cadeia produtiva das artes.
Agencia Labuta | é a primeira agência no Paraná de live marketing especializada no território que mais oferece oportunidades de relacionamentos no Brasil: a favela. Fornada por empreendedores sociais - o objetivo é agregar valor para as marcas envolvidas, construir legado social para os moradores de favelas, através da geração de negócios e oportunidades. A proposta surge a partir da iniciativa de José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa), presidente da CUFA, Central Única das Favelas do Paraná, que identificou a necessidade da mudança da matriz econômica da favela que, em sua maioria, tem como base a economia informal ou paralela. O projeto em sua gênese alia empresários de diversos segmentos, que assumem o desafio de fazer investimentos em favelas no Paraná e apostam no potencial de seus moradores os transformando em sócios. Buscamos elaborar as melhores estratégias e iniciativas de viabilizar marcas institucionais ou carreira pessoal em redes sociais, desenvolvendo planos estratégicos e projetos artísticos, garantir o protagonismo na transformação social, econômica e educacional do seu território cultural.
Em tese, a Taca não é só um evento de futebol para jovens, vai difundir-se conscientização das camadas desprivilegiadas da população com outras oficinas de capacitação profissional, prevenção às drogas entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas empreendedoras. Na manhã do dia 19/02, ouve as primeiras reuniões com a Gestora do Projeto Clube das Mães: Elisângela e Senhor Afonso – Vila Vitória Regia, em Curitiba para tratar da peneira que ocorrera na região e com Robert, Associação Atleticana. E discorrido sobre a importância do esporte não só na inserção social de jovens moradores de favela, mas na propagação para á qualidade de vida – saúde e redução da violência em territórios de conflitos. Reconhecemos que as ações esportivas desenvolvidas na instituição se entendem como um canal de socialização positiva ou inclusão social e pela crescente procura de ações esportiva por parte de parceiros governamental e privada, destinada aos jovens das classes populares.


Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Um comentário:

  1. Muito legal participar de um evento tão importante e que tem objetivo ajudar realmente quem precisa.Estou muito feliz mesmo.Elisangela

    ResponderExcluir