terça-feira, 6 de março de 2018

Você é socialista, comunista ou de esquerda?

VERSOS & PROSAS –  FAVELA | Por: José Antonio Campos Jardim
Eu não sou nem um nem outro! Hoje, entende que as ideologias partidárias que estão para os indivíduos, ou seja, para sociedade não me representam. Mas este papo rolou em uma rede social quando fui questionado por cristão/pastor e o momento atual da política – expliquei que sou cristão e antes um cidadão brasileiro que se incomoda com alguns desajustes proporcionado pelas classes partidárias. Contudo, sem paciência para responder perguntas “idiotas”; infundadas em sua maioria por leituras superficiais de internet ou por questão de ódio. ... mas, deixo aos emocionados uma dica: A vida real não é um big brother Brasil. E, antes que o maluco desse sua rajada de argumentos óbvios, fui logo e atropelei. Às suas críticas é por eu ser cristão? Mas ante de qualquer argumento e relação obvias, eu solidário a causas dos meus pares - luto em favor dos empobrecidos desse país. E, fique sabendo que antes desses caras propor suas ideologias malucas a sociedade com fins de igualitárias aos pobres e oprimidos pelo sistema, outro cara solidarizou-se com estas pessoas e deu papo reto aos ricos e religiosos em sua época, acolheu e alimentos os pobres, leprosos, ladrões, coletor de impostos, políticos, conviveu com a escória da sociedade. Abraçou as pessoas que as nossas igrejas não que pôr para dentro do sagrado. Este cara é Jesus. Ele desafiou a desordem política na época, Pilatos; acolheu os pobres, desbancou o proselitismo que proliferava e foi no chicote que deu o recado aos religiosos. 
Mas, também pagou um algo preso por ser em favor dessas pessoas marginalizas e excluídas – coisa que poucos cristãos e políticos fazem nos dias de hoje. ... Jesus foi preso por se opor, torturado e assassinado como herege, desviado dá fé pregada em seu tempo, imoral por conviver com prostitutas e ladrões, tido como aquele que propagava o escândalo, desviado. Esse é o Jesus que a maioria das igrejas escondem – e nos dias atuais quem se opõem aos modelos hierárquicos vigentes é herege, esquerdista, socialista ou comunista. Contudo, o cristianismo que creio é esse pregado por Jesus, as Boas Novas. Foi Ele só amor, subversivo e revolucionário. Acolheu e amou a todos, porém, em meio a segregação buscou fazer justiça social em favor dos pobres. ... observe que a história se repetindo desde que aqui chegaram os colonizadores caucasianos – elegendo suas castas superiores de geração em geração e nos dias atuais continuam a ditar suas regras. Enfim, continua-se á segregar e marginalizar, criam seus modelos políticos dominantes; não tão diferenciado de outros séculos, mas "idênticos" no qual querem direcionar a vida das pessoas. ... 
- Já leu sobre isto?
Resposta: Sim, sim - Jesus é amor.
Não podemos interpretar sua Bíblia só para o que nos convém. ... E, Jesus não era socialista e muito menos de esquerda por se unir a outros em favor das pessoas marginalizadas e excluídas, ou seja, por não ser favorável ao sistema. Talvez não seja erro seu de não estar ciente do acontecido, pois, como milhares de comunidade no Brasil “os líderes não têm tempo para aprenderem ou ensinar sobre a história cristã e seus precursores” – e entendo, pois, estão ocupados com as arrecadações para suprir devaneio utópico ter ou ser o maior templo da cidade. Mas, não precisa ser um historiador, teólogo, sociólogo, pastor ou sela lá o que para obter o conhecimento, basta só dar uma simples vasculhada nos textos e de pronto vai encontrar os primeiros cristãos há viver essa realidade em favor dos pares –, no livro de Atos. Digo de passagem que até é legitimo refazer uma releitura aplicada para crescimento saudável dá igreja por meio de livro de Atos. Não precisa ir longe é só olhar para vida de Estêvão, que cuidava das viúvas. ... Este camarada, primeiros mártires da igreja – sabe o que aconteceu com ele?
- Claro que não! O que aconteceu?
Ele foi apedrejado até a morte, arrebentaram na pedrada.
E, vocês acham que esse maluco e outros eram socialistas ou de esquerda?
Resposta: Não, não; como falei Jesus é amor. Nesta época não tinha isto.
Hoje, sob interpretações infundadas as pessoas passam parte dos seus tempos na internet e até mais que nas suas igrejas. Na net proliferam suas fofocas sobre a vida alheia e quando não estão assistindo pornografia (cada um cada um neste caso), mas não rola hipocrisia – os santos e separados para algo. ... erram e pecam por não buscarem conhecimento e quando sim, o conhecimento adquirido é superficial baseado em senso comum na net. ... Admitindo a ignorância. ... E, não é um erro em particular, mas, é coletivo, pois, a igreja (pastores/lideres) pregam que somos cidadãos de outro mundo (ETs). ...prometem os prazeres de uma nova terra. Lembro-me de um parça que vivia pedindo uma casa no céu de frente com a casa de Deus, alegava que as ruas da casa do seu deus eram de ouro. ... e ele merecia morar em uma rua pavimentada por ouro e diamante. Este o nirvana da mentalidade exacerbada capitalista gospel. ...Usam dá bíblia para o que lhes convém, ou seja, justificar as atrocidades, argumentando que são cidadãos de passagem neste mundo e que o mundo é do maligno e por ser cristão merecem os céus e as riquezas do mundo. ...
Observa-se que os liderem em sua maioria não propõem reflexão bíblica saudáveis aos liderados mediante sua realidade política, social, cultural, ideológica, eclesiológica e outras. É só analisamos pela questão das mulheres em situação violência – 40% dessas mulheres que sofrem violência doméstica são evangélicas. E neste caso os líderes em sua maioria ao se deparar com os assessores os adsorvem por meio das orações e culpa o diabo. Tudo acaba em oração. ... ou melhor em pizza. Mas, enfim, não sou de esquerda e nem sou socialista para sua tristeza. E até mais ver, mas, fique ligado para não continuar refém desse Big Brother Brasil, usando o amor só para o que lhe convém. ... E o que tenho a lhe dizer sobre o amor é segundo Paulo: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Simples assim. ...
José Antonio é Presidente Estadual da Central Única das Favelas do Paraná, ativista social, empreendedor social, pastor IPB, formado em Teologia e Psicologia.

Um comentário:

  1. Parabens pelo texto Jose gostei do final "quando vier o que é perfeito o imperfeito desaparecera" fim de papo.

    ResponderExcluir