sábado, 17 de março de 2018

Profissão Repórter realiza oficinas de reportagens, na Cufa Paraná

Milhares de pessoas e entre elas os jovens diariamente sonham com a oportunidade de emprego, nas mais várias das áreas profissionais e não seria diferente na área de comunicação. Pensando no tamanho da oportunidade e nesses jovens que a Central Única das Favelas e a Associação de Moradores Parolin – Curitiba, em parceria com o Globo Lab – laboratório desenvolvido pela Globo que envolve metodologia de troca de ideias e cocriação, disponibilizou na tarde do dia 14 de março á sexta edição do projeto na Capital Paranaense. Pela segunda vez o “Profissão Repórter” esteve com jovens estudantes interessados em jornalismo e no setor audiovisual. O objetivo do projeto é fomentar a inovação de temáticas, linguagens, narrativas jornalísticas e orientá-los para as inscrições do Globo Lab. Na ocasião os 50 inscritos ouviram á Milana Bernartt do departamento de Desenvolvimento Institucional da Globo Universidade, as dicas de Caio Cavechini, editor-executivo do Profissão Repórter e da repórter do programa Eliane Scardovelli que além da dicas sobre jornalismo e como se escrever na sexta edição do Globo Lab, relembra reportagem marcante do programa.
A primeira edição do Globo Lab realizada em parceria com o Profissão Repórter aconteceu em 2017. Na ocasião, 20 estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife foram selecionados para a imersão na redação comandada por Caco Barcellos. O laboratório proporcionou um programa especial, que mostrou como é a vivencia e o aprendizado desses jovens em equipe do programa, durantes suas reportagens. Os futuros profissionais tiveram acesso às informações e como as matérias foram focadas em problemas recorrentes no Brasil como segurança pública, prostituição, MST, agroflorestal, entre outros. Em sua sexta edição do Globo Lab – laboratório desenvolvido pela Globo que envolve metodologia de troca de ideias e cocriação – se une pela segunda vez ao ‘Profissão Repórter’ e, no mês de março, percorre o Brasil em busca de jovens estudantes interessados em jornalismo e no setor audiovisual, com o objetivo de fomentar a inovação de temáticas, linguagens e narrativas jornalísticas.
Os participantes do Globo Lab: Profissão Repórter aprenderão sobre o universo do programa, recebendo da equipe seus conhecimentos sobre jornalismo, as características das reportagens apresentadas e a dinâmica do trabalho adotada por eles. Será proposto um desafio em duplas para a realização de reportagens e os autores das dez melhores vivenciarão uma imersão na redação do programa, em São Paulo, além de terem seus trabalhos exibidos na página do Profissão Repórter na internet. Durante os dias de imersão, os participantes acompanham de perto o dia a dia na redação, com a presença da equipe e de Caco Barcellos. A Cufa presa por intergral os adolescentes em suas ações para que os mesmo tenham oportunidade de aprendizado múltipla e assim os fortaleça frente suas escolas futuras, desta vez, 20 jovens da Guarda Mirim de Araucária foram escolhido para participarem do curso.





Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário