segunda-feira, 12 de março de 2018

Projeto Mulheres de Luta: Dia da Mulher

No dia 8 de março, a Central Única das Favelas, em Loanda, mais uma vez prestou suas contribuições levantando a bandeira por meio do Projeto Mulheres de Luta, em comemoração á data em questão – e no enfrentamento continuo contra as diversas violências cometidas as mulheres. Lutamos lado á lado na propagação e ocupação de espaços, criando nova realidade social entre elas, estabelecendo um diálogo constate com as ações no campo da educação, cultura, esporte, geração de emprego e renda, mobilização política, caminhando sempre para alcançar a prática da cidadania e preservação dos direitos humanos. Mas, como a CUFA não é uma formula pronta e fechada, mas sim um movimento em constante evolução social, a discussão e ações prioriza o Contexto e os Direitos das Mulheres, daí o incentivo às mulheres serem protagonistas e principais gestoras, equilibrando as desigualdades construídas ao longo de todos esses anos, entre homens e mulheres. Levando as discussões em relação a dupla jornada de trabalho, profissional e familiar, conviver com as piadas sobre a fragilidade e especificidades femininas, gerar vida e ser “Chefe ” da família não é simples, agora inserindo nessas realidades o fator de ser negra , “pobre”, “periférica” ou “favelada” no mínimo duplica as dificuldades do cotidiano.
Afinal, a participação das mulheres em quaisquer que seja, contribui diretamente para a construção da democracia e da cidadania uma vez que constituímos mais da metade da população brasileira, além de que o suor feminino estar agregado em várias lutas sociais brasileiras e as reduzir nas representações políticas de poder institucional, nos empobrece, a democracia e a cidadania. As nossas ações, projetos e políticas da Cufa Paraná, orientam-se através do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres Brasileiras, estabelecendo-se através de conferências da Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres do Governo Federal e também estabelecidas diretamente através das vivências diárias das mulheres nas comunidades. Os principais eixos estratégicos são: Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania; Educação inclusiva e não sexista; Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Moda, Beleza e Comportamento como atitudes de valorização e melhora da auto-estima e Enfrentamento à violência contra as mulheres.
Para colabora com as ações da Central Única das Favelas, que estão se vascularizando e consolidando em vários Estados, dessa forma, criando uma rede sólida de proposição e execução de políticas para as mulheres em nossas ações, o Maria Maria, que é disponibilizada á todas as redes que desenvolvem ações não só em comemoração ao dia da Mulher como no decorrer do anos. Desta forma, em parceria com o CRAS, CREAS, Secretória de Assistência Social, Espore e Cultura e outros, em Loanda, promovemos pelo segundo ano consecutivo o encontro com as mulheres, na ocasião, puderam ter diversas palestra na área da  saúde, corte de cabelo, maquiagem e por fim confraternização. O ato reuniu diversas entidades que também contribuíram de alguma forma na ação, no caso da Central Única das Favelas do Paraná, por meio do Presidente Estadual do Paraná e psicólogo José Antonio Campos Jardim – Zé da Cufa; as mulheres puderam participar de forma gratuita da palestra "Empreendedorismo Social" que na situação também chamou atenção ao problema da violência contra a mulher, discutimos o outro lado da moeda, fazendo e imprimindo o discurso de ampliação no mercado econômico e na participação política e espaços de decisões.



Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário