segunda-feira, 2 de julho de 2018

Clube de Mães da Vila Vitoria Regia, prevenção às drogas


No dia 2 de Julho, o projeto Clube de Mães da Vila Vitoria Regia, levou aproximadamente vinte três pessoas para assistirem á peça de teatro "Alice não perde esse trem", desenvolvida pela Companhia Cia do Abração. A apresentação aconteceu no bairro Bacacheri, em Curitiba. O CM é uma unidade afiliadas as ações da Cufa e fica no extremo da Zona Sul da Cidade de Curitiba e atende as mulheres da região. No entanto, concluímos que o teatro é uma das formas para despertar o interesse das pessoas em relação á alguns assuntos, em especial dos adolescentes e através da peça em questão podemos ampliar informações e divulgá-las, popularizando de forma lúdica e assim conscientizando, sensibilizar e informar sobre a gravidade das drogas. O convite veio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. O enredo: “A peça conta a história de Alice, uma garota que vai perdendo o interesse pelos estudos e pelo trabalho voluntário que fazia com entusiasmo à medida que se deixa influenciar pelas drogas. A mudança só é percebida pelos pais, que passam o dia trabalhando e às voltas com o orçamento familiar, quando o diretor do colégio e amigos do trabalho voluntário informa a família sobre as faltas da garota nas atividades até então desenvolvidas por ela”. "Acreditamos que é uma oportunidade impar, muito importante na atual conjuntura, falar e aprender sobre as drogas não é só para os adolescentes, mas aos pais também, teve pessoas que se emocionaram, choraram ao assistirem a peça, Sem duvidas que a peça auxilia á todos nós responsáveis, nos ajuda no cuidado diário com os filhos e promover prevenção", disse Elisângela Coordenadora CM e integrante da Cufa.

Um dos objetivos da Central Única das Favelas do Paraná, no que desrespeita á prevenção ao uso de drogas é criar sua própria peça teatro, pois, por meio do teatro é possível ensinar e geral consciência preventiva. Já possibilitar através das mais variadas atividades aos alunos ou não, que se tornem protagonista de ações de preventivas, sem que sofram as consequências, mas, nesta guerra ás drogas todas as formas de prevenção são validas e bem-vindas. O drama familiar e pessoal de alguém que vai buscar nas drogas é sofrido, a fuga para uma realidade sentida como insuportável, seja ela externa ou interna. Observa-se que o teatro como recurso informativo supre e possibilita o dialogo para com estas pessoas. Por outro lado amplia ás expectativas de percepção dos adolescentes em relação ao ilusório lhes apresentado. Enfim, a peça foi incrível, com um roteiro compreensível e dinâmico, atuação dos atores é irretocável. Parabenizamos e agradeço o trabalho do grupo teatral Cia de Teatro Abração. Á Secretaria Municipal da Defesa Social pelo convite, aos pais do projeto CM. Acrescentamos quem tiver a oportunidade de assistir faça, pois, é uma peça significativa á realidade, não percam “Alice não perde esse trem”.






 Dona Maria - Presidenta CM



Um comentário:

  1. Muito bom o texto, a peça me fez ver que achamos que estamos dando tudo a nossos filhos e o essencial que é o carinho atenção o interesse pela vida cotidiana dos filhos deixamos de lado.O recado foi mais amor a nossos filhos para prevenir as drogas.

    ResponderExcluir