quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Grafiteiro da CUFA PR é destaque em Nova York

Avançamos significadamente em 2015 no que desrespeita empreendedorismo social e alcançamos números elevados nos últimos meses em nos nossos projetos. No entanto, nos consolidamos entre as grandes instituições paranaenses do terceiro setor e para nós é significativo ver e participar deste crescimento, mas olha para dentro dos nossos projetos e ver dezenas de crianças e adolescentes sendo atendidos e ter consciência que não só somos uma grande instituição social, mas uma incubadora de novos talentos,  isto é significativo para nós, pois este é o caminho que almejamos enquanto instituição. Contudo destacamos Isaac de Jesus, grafiteiro e coordenado da CUFA Toledo, Isaac realizou trabalho na semana Global da CUFA em Nova York - USA, Rio na sala empreendedora da CUFA e Facebook, instalada na CUFA Madureira e por fim personalizou o Face Kombi em São Paulo. Três trabalho que lhe proporcionou não só mostra seu talento e obter recuso financeiro pelo trabalho, mas o fato de poder expor sua arte livremente para que todos possam contemplar, principalmente os jovens de favelas que inúmeras vezes são segregados e marginalizado por ser adepto da cultura do grafite e além se consolidou no mundo do grafite como um empreendedor social. Parabéns ao talento de 2015 - Isaac. 









Contato:

jose.cufaparana@gmail.com 

Natal Comunitário tem recorde de público no Paraná

 Aproximadamente 5 mil pessoas participaram do Natal Comunitário realizado pela CUFA em todo Estado do Paraná, entres os dias 22 á 24. Acreditamos que  impacto deste projeto no eixo familiar é algo positivo, pois vai além da festividade e abre reflexão coletiva entre os participantes sobre o convívio em família. Nesta perspectiva é que trabalhamos para o fortalecimento das relações familiares entre os pares com fins de fortalecer os laços afetivos e nada melhor que utilizar do clima natalino. Por outros lado ganhar um brinquedo é algo que se eterniza no imaginário da criança e proporciona algo significativo para  toda sua vida, assim refletindo com os filhos e pais o verdadeiro sentido do Natal, época da família unida, confraternização, fraternidade, ganhar presentes, montar árvores e enfeitá-la, saber que esta data divina se celebre o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, desde 2009 a Central Única das Favelas do Paraná reuniu as famílias em suas bases em Curitiba, Cambé, Cascavel, São José dos Pinhais, Londrina, Loanda, Guarapuava e Toledo, juntos comemoraram o Natal. Para nós é fundamental promover ações como esta em que reuni a família, pois é um ativo positivo na vida das crianças, adolescentes e seus familiares e estarem juntos partilhando da mesma mesa é um momento único para muitos, comenta José Antonio C Jardim – presidente Estadual da CUFA Paraná. Nossa meta para 2016 é atender o maior número possível de pessoas através do Natal Comunitário nesta festa da família.  Assim desejamos um Feliz Natal e um prospero ano novo!!!












Contato:
jose.cufaparana@gmail.com 

Projeto Social de Futsal/CUFA-Cambé é campeão do Citadino 2015

Após três meses de competição no último dia 27 Novembro os alunos da escolinha de futsal/CUFA São Francisco tornaram-se campões invictos da categoria sub 15 e conquistaram terceiro do na sub 11 no Campeonato Citadino de Cambé. Fim de ano de muita alegria entre os atletas e comissão, pois dias atrás a equipe sub 11 e sub 13 também foram campeãs do Arena Cup em Londrina. O projeto social é desenvolvi desde 2009 por Ivan Camilo na quadra esportiva do Bairro. Camilo é formado em educação física, utilizamos o futebol, pois é um esporte coletivo e serve como um fio condutor para o desenvolvimento integral, físico, psicológico e social dos jovens atendidos pelo projeto, fomentando a relação familiar e o bom desempenho escolar, ou seja, levamos nossos alunos á perceber o quanto esta experiência contribui significativamente para vida pessoal, esportiva, saúde, e possibilita que o atleta seja um agente de transformação e protagonismo de mesmo, da sua família e da sua condição social.


Contato:
jose.cufaparana@gmail.com 

Escolinha de Futsal CUFA é Campeã do Arena Cup 2015

Sábado dia 05/12 encerrou o Arena Cup em Londrina. Entra os 300 atletas participantes de diferentes escolas de futsal nas categorias sub 7, sub 9 , sub 11 e sub 13 a escolinha do São Francisco consagro-se campeã nas categorias Sub 11 e Sub 13. O projeto é desenvolvi desde 2009 pelo professor de educação física Ivan Camilo em Cambé que utiliza do futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral, físico, psicológico e social de jovens de 9 a 17 anos. Toda a ação metodológica desenvolvida no projeto é orientada a partir das premissas da UNICEF, presentes no Guia de Esporte e Cidadania, são elas: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e rumo à autonomia. Estes valores, concretizados no jogo, são baseados em princípios que devem reger a educação de crianças e adolescentes, possibilitando promover a socialização, rotina, cumprimento de regras, disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência, solidariedade e cooperação, além de proporcionar situações que motivem aprender com os erros e conquistar realizações. Pois para nós os valores do jogo não são apenas ensinados para vencer, mas sim para traçarem rumos, alargarem os horizontes e acrescentarem metas e meios de alcançá-los.
 Ivan - Coord do Projeto e professor.




Contato:

jose.cufaparana@gmail.com 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cufa Loanda realiza Natal Comunitário

Hoje, dia 17 pela manhã a Cufa Loanda, em parceria com a Associação Kaiko e o Nasf Loanda realizaram o I Natal Comunitário. Essa ação contou com um delicioso café da manhã para a comunidade do bairro Vila Vitória, na ocasião cerca de 300 pessoas participaram da distribuição de brinquedos e das atividades. Porque não aumentar essa felicidade, afinal de contas é uma data perfeita para reunir as famílias e assim partilhar e brincar juntos, pois esse é o verdadeiro espírito natalino. Agradecer a toda equipe do Posto de Saúde Vila Vitória, ACS da Vila União por toda ajuda prestada e pela parceria nesta ação e aos membros da CUFA Loanda.







Contato:
jose.cufaparana@gmail.com    

domingo, 13 de dezembro de 2015

SESC Londrina recebeu Projeto Dialogando da CUFA

Desde 2009 o projeto Dialogando da Central Única das Favelas do Paraná, alerta jovens sobre perigo das drogas. Os educadores sociais José A. Jardim e Marcos Silveira, ambos técnicos em dependência química, no ultimo dia 21 de Outubro palestraram no SESC Londrina, na ocasião cerca de 90 estudantes da rede estadual participaram da palestra sobre substâncias psicoativas - drogas. Nesta edição o projeto contou com a participação Washington Luiz (Wmc) na parte cultural (Hip Hop) que embalou os jovens. A palestra faz parte do curso “educação e prevenção no ambiente escolar 2015”. O coordenador dos trabalhos sobre prevenção ao crack e demais drogas da CUFA José, destacou: “o dialogo com a juventude é necessário para que todos nós possamos elaborar conceitos próprios sobre as drogas, não podemos mais viver sobre a cultura do medo a informação geral prevenção”. Nos últimos anos empenhamos (CUFA) ao máximo para fragmentar as informações ao nível de todos, no entanto, mais de nove mil jovens tiveram acesso a esta tecnologia social e para nós é importantíssima que nesta guerra o maior número de pessoas tenha acesso a informação e as multiplique em suas escolas e em seus núcleos de relacionamento. Mediante aos trabalhos e resultado nos consolidamos em uma política pública de prevenção.  







Contato:
jose.cufaparana@gmail.com    

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

No Dia Internacional da Favela no Paraná

 Atualmente celebrado em 4 de Novembro mobilizou centenas de pessoas no Brasil. A Central Única das Favelas (CUFA) proponente dessa comemoração disponibilizou para as pessoas uma extensa agenda cultural, desportiva e artística. No Paraná a CUFA desde 2012 realiza atividades em comemoração a data. Hoje, pode comemoramos sobre nova perspectiva, não pelo que é estabelecida aos territórios, mas sobre o foco do protagonismo, pois superamos as barreiras impostas pela história, no entanto, este dia esta além dos estereótipos, passou a ser uma oportunidade para que o asfalto possa conheçam nossas pautas, os números financeiros que movimentamos no mercado do consumo á nossa cultura que esta para além das favelas, ou seja, em outros países que sobrevivem a partir da sua própria lógica, observa-se que as soluções que nascem das favelas paranaenses e do Brasil ganham o mundo somos a parte do todos, detalha José Antonio, presidente da CUFA Paraná. A data de comemoração foi para marcar à primeira vez que a palavra favela foi oficialmente usada, em 4 de novembro de 1900, dia da ocupação popular do Morro da Providencia, no Rio de Janeiro, exatos 115 anos, um delegado enviou documento ao chefe de polícia da época se referindo ao morro como “favela”. A mensagem tinha um tom depreciativo e solicitava “limpeza” do local. Por isso, a data se tornou um marco para as comunidades na luta contra o preconceito e em busca de maior atenção e reconhecimento social.








Contato:

jose.cufaparana@gmail.com