segunda-feira, 30 de maio de 2016

Projeto Dialogando em Londrina

Na terça (17) a Central Única das Favelas de Londrina - CUFA promove mais uma etapa do Projeto Dialogando. Desta vez, o evento acontece no Colégio Estadual Beahir Edna Mendonça no Jardim Paraí, com o tema: A Influência do Negro no Esporte. O objetivo é oferecer mais uma opção de diálogo entre os jovens londrinenses. O programa tem obtido bons resultados desde a sua primeira edição em 2009. O público atingido em média dentro das ações do programa gira em torno de 100 jovens da comunidade local e entorno. Se levarmos em conta essa média o público total do programa nas edições já realizadas atingiu mais de 10 mil pessoas. 


Na ocasião, o projeto contou com os palestrantes José Antonio Campos (Zé da CUFA) que falou do empoderamento e protagonismo juvenil dos jovens atletas que participam da instituição; Cássio Gomes que comentou sobre a influência do negro no esporte, pois como atleta de artes marciais e educador físico têm viajado o Brasil e outros países competindo, porém como negro tem que competir não só com seus adversários, mas principalmente contra o racismo  e Gabriela Yasmim (Gabi) falou das suas perspectiva futuras não só como uma jovem negra, atleta e modelo, mas como uma cidadã brasileira.



Dialogando
O projeto iniciou em 2009 na Cidade de Cambé e já chega à sua oitava edição. Para este ano ainda estão previstos mais 30 atividades. O Programa Dialogando é uma ação da Central única das Favelas do Paraná (CUFA), os seminários e palestra, realizados, passaram a ser uma ferramenta aos profissionais e especialistas, junto às redes de assistência locais e educação paranaense. 
Agradecemos pela receptividade, carinho e atenção da direção da escola, do corpo pedagógico e de toda a comunidade escolar.
Contato: jose.cufaparana@gmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2016

Mulheres de Luta - Especial "Dia das Mães" - Cambé

Na semana do Dia das Mães, em várias bases do Paraná, tivemos programação Mulheres de Luta, especial Dia das Mães, evento realizado pela CUFA Paraná. Em Cambé, as atividades foram realizadas no Campos Verdes e no São Francisco, no dia 07/05/2016.




Os eventos contaram com alguns colaboradores da CUFA Paraná: Zé da CUFA, Luciana Jardim, Cássio Gomes, Carlos Cogo, Karen Cogo, Ivan Camillo. No Campos Verdes, o evento ocorreu a partir do Projeto Joyce, projeto este que leva o nome de uma menina, moradora do Campos Verdes, que iniciou um projeto de dança voltado para as crianças do próprio bairro, a fim de propagar cultura e inclusão social dessas crianças e adolescentes. 
Mulheres de Luta, especial Dia das Mães, CAMPOS VERDES, organizado pela CUFA em parceria com a Associação de Moradores, representada pela D. Ivani, além da Daniela, e de toda comunidade local, a programação se deu pela manhã, com uma palestra ministrada pela Psicóloga Andresa Gomes, que abordou sobre a valorização da mulher na sociedade e na família, exaltando a importância delas e alertando sobre a violência contra a mulher. Na sequência, o Educador Físico Cássio Gomes prosseguiu com a Ginástica Maluca, arrancando risos das mães ali presentes, além do alongamento, atividade principal. Para finalizar, brindes para as mães foram sorteados e um delicioso bolo servido.





Já o Dia das Mães no Bairro São Francisco, também, organizado pela CUFA em parceria com a Associação de Moradores, contou com a palestra da Psicóloga Andresa Gomes, sob a temática Mulher na Sociedade, seguida de um Coffee-Break delicioso. Sorteios de brindes para as mães também foram feitos.Mulheres de Luta, especial Dia das Mães, contou com o apoio da Secretaria de Ação Social de Cambé-PR.
Contato: jose.cufaparana@gmail.com