segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Holding Periferia & Empreendedores Sociais

Replicando o modelo utilizado no Rio de Janeiro a Favela Holding, a Central Única das Favelas do Paraná junto com jovens empreendedores comunitários tem fomentado novas oportunidades de empreendedorismo. A proposta inicial segue o modelo que surge a partir da iniciativa de Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas, que identificou a necessidade da mudança da matriz econômica das favelas, com base na economia informal, desta forma, por meio de empresas tem promovido o desenvolvimento de favelas e de seus moradores.
Hoje, temos como marcas parceiras a Favela Vai Voando, em parceria com a Favela Holding       temos quatro agências de passagens áreas, sendo duas em Loanda, uma em São José dos Pinhais e outra sendo finalizada em Curitiba, o Iscool – uma rede de hambúrguer no Oeste do estado, em Toledo e por fim estamos em vias de implantar em parceria com uma Faculdade cursos universitário EAD, o diferencial de outros centros universitário é que a nossa faculdade vai contratar os professores das própria comunidade. Comenta Cássio Gomes, coordenador do Projeto FAC – Faculdade Comunitária.

Não a inovação no processo, pois as favelas brasileiras concentram uma massa de renda equivalente ao consumo total de países como Paraguai e Bolívia, os moradores desses territórios tem uma renda anual de 63,2 Bilhões. Fonte: Data Popular, a partir da PNAD/IBGE, censo 2010/IBGE e IPEA; e a partir de World bank Bala 2011. Comenta: José A. Campos, presidente da CUFA Paraná.
Porém, o que fazemos é viabilizar o trânsito livre dessas marcas nas favelas paranaenses, porém com fins de aquecer a economia local, gerando não só emprego, mas direcionando parte dos recursos financeiros na própria comunidade. Comenta Luciana Macedo, administradora financeira da CUFA Paraná.
Quer saber mais, entre em contato: jose.cufaparana@gmail.com

BreaKing´z, em Santa Tereza do Oeste

No ultimo dia 8 de Julho foi realizado o BreaKing´z "Batalha de Dança" no Centro de Convivência. Reuniu os municípios de Santa Tereza do Oeste e Lindoeste onde os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo puderam mostrar todo o seu talento praticado durante o ano na oficina de danças urbanas ministrada pelo professor Mario "Kaxópa" da CUFA Toledo.


Os jurados foram Amanda Sirtoli que faz parte da equipe BPCrew, Geovani Rodrigues o DJ e Lucas Filakoski que é dançarino também juntamente com os outros dois. O evento teve como principal foco a cultura urbana, onde além do campeonato de dança teve uma revitalização da fachada do Centro de Convivência com um belo painel de Graffiti feito pelo Isaac Souza e Anderson (Andy Combatente). Os colaboradores são: A Secretaria de Assistência Social de Santa Tereza do Oeste, CUFA PR (Central Unica das Favelas), Cultura & Arte e Amanda Sirtoli.



O resultado do Campeonato foi o Seguinte:
1º Lugar Geral Caio Pimentel (Santa Tereza do Oeste)
2º Lugar Geral Juliano Raposa (Santa Tereza do Oeste)
3º Lugar Geral Elvis Eduardo (Santa Tereza do Oeste)
4º Lugar Geral Joice Caroline (Santa Tereza do Oeste)
Melhor Top Rock
1º Lugar Elvis
2º Lugar Joice
3º Lugar Lucimara (Santa Tereza)
Melhor Foot Work
1º Lugar Gustavo Oliveira (Lindoeste)
2º Lugar Ericka Amarante (Santa Tereza)
3º Lugar Matheus (Lindoeste)
Melhor Freeze
1º Lugar Ana Raposa (Santa Tereza)
2º Lugar Vitor Luiz (Santa Tereza)
3º Lugar Kauan (Santa Tereza)
Melhor Power Movie
1º Lugar Juliano Raposa
2º Lugar Caio Emanuel
3º Lugar Julio Cesar (Lindoeste)
 Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste Laura Siqueira