segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Hoje é aniversario do prof. Celso Athayde!

Celso é fundador da Central Única das Favelas e outras iniciativas de empoderamento financeiro nas favelas brasileiras. A CUFA é reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união de jovens, principalmente negros, que buscam espaços para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver, hoje a instituição atua em 300 cidades e em mais de 15 países.


A CUFA, tem o rapper Mv Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop e as causas sociais. Exemplo: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Gizza é também diretora do Hutúz, o maior festival de rap da América Latina, que é produzido pela CUFA. 

Neste dia especial, toda nossa equipe da Central Única das Favelas Paraná, lhe deseja um feliz aniversário professor Celso, agradecemos e somos felizes por fazer parte de sua vida. “você faz aniversário e nós que somos presenteados com seus ensinamentos diários e sua presença em nossas vidas” – Zé da Cufa. Neste dia em especial em que comemora mais um ano de vida, aproveitamos para lhe dar os parabéns e relembrar que temos muito orgulho de você e motivos para comemorar seu aniversário. 
Pois, através da sua genialidade e amor às pessoas e as favelas, estamos mesmo de longe transformação juntos milhares de vidas paranaenses, nas aproximadamente dezessete (17) cidades do Paraná onde atuamos. E, diretamente em minha vida e da minha família. Como de outros cufinianos em cada canto desse mundo, através dos seus ensinamentos, acolhida e amor, felicidades meu irmão. ... Zé da Cufa.
Feliz Aniversário!
Celso Athayde, desejamos á você muita paz, saúde e felicidade. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

TOO DE FÉRIAS NO CEU

“O projeto Too de Férias no CEU ofereceu às crianças e adolescentes diversas oficinas culturais, recreativas, educativas e ecológicas, proporcionando a eles a oportunidade de socializar-se com crianças de diferentes faixas etárias, além de contribuir no desenvolvimento de talentos e aptidões”, apontou o coordenador do projeto e professor de Capoeira, Henrique Laurentino.
O professor disse que projeto deixou sua marca, não somente no coração das crianças. Ele nos deixou um lindo canteiro de flores feito pelos participantes da Oficina de Jardinagem. As crianças terão o compromisso de cuidar e zelar pelas flores. Já na oficina de grafite, o professor Isaac Souza de Jesus homenageou um dos maiores escritores da literatura brasileira, Machado de Assis.
“Hoje a infância está indo embora cada vez mais cedo, e cabe a nós incentivar as crianças a serem crianças, pois esta é a melhor fase da vida. Fiquei muito feliz em poder desenvolver este projeto. Agradeço a todos que direta ou indiretamente colaboraram nas atividades e na doação de lanche para as crianças”, afirmou Laurentino.
Na avaliação da coordenadora de eventos da Secretaria de Cultura, Magda Ritter, participaram um número considerável de crianças, adolescentes e até alguns adultos. “A comunidade também se envolveu e ajudou o desenvolvimento do trabalho de jardinagem e de grafitagem. As mudas de flores fornecidas pelo Programa Florir Toledo foram bem utilizadas na Oficina com o professor Oseias Soares dos Santos”.
Magda disse que com a Oficina de Grafitagem, o objetivo era dar um start ao projeto de incentivo à leitura valorizando a literatura brasileira. “Futuramente iremos executar o projeto de incentivo à leitura com oficinas, contação de histórias, além de uma releitura das obras por meio de pinturas, grafitagem e encenações. Já esboçamos o projeto, mas ainda não finalizamos, pois a previsão de início da programação é a partir de março”, informou Magda. 
Link: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/too-de-ferias-no-ceu-reuniu-cerca-de-150-criancas-e-adolescentes





Contato:
jose.cufaparana@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Cufa realizou workshop para servidores publico

Na última quinta-feira (16), membros da Central Única das Favelas de Toledo, no Paraná, promoveram a convite de Secretária de Assistência Social de Toledo o workshop sobre projetos sociais e cultura urbana (graffiti, skate, break, danças e outros), na ocasião explanaram sobre a influência dessas ferramentas sociais na socialização dos jovens das comunidades á onde atuam por meio da instituição, no Oeste do Estado e em outras cidades paranaenses. O objetivo de estar com esta galera é contribuir para que juntos possamos melhora o atendimento aos jovens, além é propor novos projetos estratégicos junto ao poder público, fortalecendo não só a atuação da rede pública, mas reforçar o vinculo e resiliência dos alunos. Participaram dessa capacitação os representantes da equipe da Secretaria de Assistência Social e alguns professores da rede municipal de ensino de Toledo. O Coordenador Geral da Cufa Isaac de Jesus, na ocasião explanou sobre sua experiência como gestor da instituição em Toledo, sua atuação como empreendedor social, educador social através da arte da graffiti e sua experiência internacional como grafiteiro e curador de grandes eventos internacionais e nacionais de graffiti, por outro lado o Henrique Laurentino com uma fala mais local expos sobre sua vivência junto aos projetos da Cufa.





Contato:

jose.cufaparana@gmail.com

Garra Cufa Futsal Feminino

A Central Única das Favelas de Loanda, no Paraná, buscando inovar e aprimorar suas dinâmicas sociais de empoderamento, em 2017, somou forças com um grupo de mulheres e formou o "GARRA CUFA FUTSAL FEMININO", que em poucos dias de existência conta com 20 jovens com idade entre 15 e 35 anos. O time tem dois objetivos bem definidos, sendo o primeiro a divulgação o futsal feminino no Noroeste do Paraná, haja visto, que está pratica esportiva em sua maioria é praticado por homens. O Segundo é através da pratica do Futsal empoderar em todos os sentidos as mulheres integrantes do time "GARRA CUFA" e toda comunidade feminina que acompanha nosso time. Isso porque grande parte de nossas jogadoras são operarias de fabricas de torneiras que via de regra, não tem perspectiva de mudanças profissionais e apresentam um nível baixo de autoestima. E claro para nós da Cufa que toda e qualquer prática esportiva, assim como cultural pode mudar à realidade de uma pessoal e por este motivo criamos e organizamos o I Time Feminino de Futsal de Loanda. Os treinos tem a supervisão do profissional em educação física Jason Fernando dos Santos e são realizados todas as sexta-feiras das 20h as 22h e aos sábados das 15h as 18h abertos a toda comunidade.






Contato:
jose.cufaparana@gmail.com

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Virada Esportiva no Vista Bela

No último dia 11, a Central Única das Favelas de Londrina, promoveu no Vista Bela a Virada Esportiva. Durante todo o dia crianças, adolescentes e seus familiares poderão participar e praticar esporte, á exemplo jiu-jitsu e futsal. O dia não foi só de treino pesado os participantes receberam instruções teóricas dos profissionais, na ocasião explanaram ao publico o porquê praticar esporte e os benefícios adquiridos através das atividades esportivas para uma vida saudável. Mas, aqueles que não se identificaram com o esporte de contato e outras modalidades não ficaram de fora, pois poderão participar das aulas de graffiti e revitalizaram os murros da quadra esportiva do Vista com Nappa (grafiteiro). E, para os participantes engajados nas causas ambientais não ficaram de fora da Primeira Virada Esportiva, participaram do plantio de árvores na comunidade, pois a qualidade de vida do individuo tem tudo haver com as condição ambiental. Para fechar a grande festa em clima de esporte os organizadores proveram o jogo entre Vista Bela x Cambé, e para alegria de todos o resultado foi empate. A finalidade deste jogo foi para doar bolas ao time do Vista Bela, coordenado por Tiago. Acreditamos no esporte como ferramenta de inclusão social e através dele buscamos o fortalecimento do vínculo, criar laços afetivos, ensina a vencer e perder. Para os organizadores e coordenadores da Cufa Londrina Leandro Palmeira, Ivan Camilo (Cambé), Ítalo e Michelle; está é uma oportunidade de integração e fortalecimento de vinculo entre á comunidade, mas, além é um meio de proporcionar para os moradores um calendário socioesportivo, pois são poucas as oportunidades de praticar esporte. O evento teve cobertura e apoio da RPC - Tv.










Nappa (Grafiti)
Arte: Bruno Cardial
Contato:

jose.cufaparana@gmail.com