sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cufa Cascavel: entre versos, rimas e prosas

Fazendo do Nosso Jeito - há 20 anos
Versos, rimas, prosas e alegria - assim foi o último dia 18/05 no Instituto Federal do Paraná, Campus de Goioerê.
Na ocasião o coordenador da Cufa Cascavel Andy Combatente (Anderson Marcos), participou da 1ª Semana de Humanidades da IFPR. Nosso objetivo em ações como esta é contribuir na formação da comunidade estudantil e assim também qualificar/capacitar os futuros profissionais. E, proporcionando á todos os ouvintes a oportunidade de vivenciar em tempo e contextual real a “poesia contemporânea de favela e a sua relação com as pessoas”, nas mais variadas temáticas discursivas da ciência.
Além de oportunizar uma rica discussão entre a cultural (Hip Hop) e o emaranhar universo das ciências a perspectiva de conjuntura institucional é que por meio das nossas ações podemos nos empoderar e ocupação espaços que por sua vez são ocupados por jovens oriundo da camada mais abastada da sociedade. Com isto disponibilizar aos estudantes á oportunidade de interagir com o mundo periférico (as favelas) no qual muitos deles pós-formado terão acesso e prestarão seus serviços.
Para saber, o hip hop é um movimento que, há 20 anos, sobrevive nos guetos brasileiros mesmo sem o apoio da mídia, e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas socioeconômicas e deixando para trás o rótulo de "cultura do excluído". Ao longo de sua existência, esta manifestação cultural vem criando um movimento forte, atraente, com grande potencial, e segue abrindo portas para novos nichos comerciais ainda não explorados.
Missão cumprida. A interação foi geral, estudantes, professores e demais presentes não só interagiram, mas se emocionaram e a empatia foi geral entre os participantes. Como esperado a cultura (Hip Hop) é libertadora, os estigmas e preconceitos estabelecidos foram ocupado pela compreensão e interação das partes, independente das classes sociais, credos religiosos e outros. Fantasia, sonhos, verdades e realidade se misturaram entre os versos, rimas e prosas - a alegria entrou em cena. 





E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Cufa Toledo: Espetáculo Espalhando Magia

Casa cheia para um show de danças e muitas risadas com as esquetes da galera do Circo. Pelo segundo ano, a Central Única das Favelas de Toledo realizou o Espetáculo Espalhando Magia. No dia 06 de Maio, famílias se reuniram para mais um grande espetáculo Cufa e Circo da Magia.
O objetivo da parceria é disponibilizar as pessoas a arte/cultura do mundo do circo. Os palhaços, acrobatas, mágicos e todo o colorido das roupas e da tenda (circo) em si é o que nos leva ter toda esta admiração encantada e a magia do circo nos remete a momentos de gargalhadas e alegria. O circo faz parte da vida das pessoas ao redor do mundo e é difundida entre os povos desde da antiguidade. Na China encontra-se resquício nas pinturas com mais de 5000 anos, os desenhos de contorcionistas, acrobatas e equilibristas atestam a existência do circo
No Egito, as pirâmides enaltece também esta magia através de gravuras com malabaristas e outros. Em Roma, o Circo Máximo erra a representação da arte no contexto romano. E, por volta de 70 Ac, o circo Máximo foi consumido pelas chamas em um trágico incêndio. Anos depois no lugar foi construído o Coliseu. No Brasil esta arte surgiu por volta de XIX com as famílias imigrantes da Europa. Nesta época usavam das peças teatrais. Já os ciganos, também imigrantes da Europa apresentavam nestes espaços suas habilidades em domar ursos, cavalos e o ilusionismo.
Os relatos históricos nos mostram que esta arte é difundida no mundo todo desde antiguidade. Desta forma, a Cufa uniu-se do contexto histórico ao momento atual da arte urbana no picadeiro, levando as pessoas um espetáculo um tanto que atual, porém utilizando-se da mesma temática dos grandes circos. As pessoas mais uma vez alegram-se. Nossa missão é difundir o patrimônio cultural, facilitando o acesso e dinamizar a cadeia produtiva cultural circense entre a população.






E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Conexão Cultura - Curitiba, confira os detalhes

 O Projeto Conexão Cultura busca integrar as pessoas com as suas próprias culturas em seus territórios. A cultura mais perto do seu povo.
No último dia 13 de Maio, a Central Única das Favelas de Curitiba teve a alegria de dar inicio a Conexão Cultura de Curitiba. O Projeto não é só uma ação de fomento cultural em favela, mas trata-se ao mesmo tempo de uma ferramenta cultural de ativação das culturas periféricas e visa à ocupação de espaço público inutilizado e torná-los utilizáveis. Desta forma, por meio da integralidade entre as partes, pessoas e culturas, o projeto se dispõe a ofertar formas de produzir cultura e as vivenciar, valorizando os talentos locais.
Em sua primeira edição o Projeto Conexão Cultura reuniu cerca de 80 pessoas de todas as idades nas dependências da Associação Um lugar ao Sol no Bela Vista, região do Tatuquara. Os jovens como esperado de imediato aderiram às oficinas de graffiti, break e beat box, enquanto as crianças e adolescentes se deliciaram com o almoço, cama elástica e brincadeiras e os adultos, além de participarem de todas as atividades ao final do dia assistiram a palestra da estudante de Arquitetura e Urbanismo – UFPR, Marina que explano sobre o Plano de Bairro Colaborativo - Tatuquara.
Em síntese o projeto Plano de Bairro Colaborativo consiste em uma proposta de melhoria na qualidade de vida em amplo aspecto no cotidiano urbano. Agradecemos todos as pessoas e as instituições envolvidas neste primeira edição. Na ocasião o evento contribuiu para divulgação e inscrições da Oficina de Graffitti, que será realizada pelo grafiteiro Frances, em parceria com a SMDS, SMELJ e CUFA com a presença de Grafiteiros no embalo de muito Hip Hop.









E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Nota de falecimento

É com imenso pesar que a Comunicação da Cufa Paraná, informa a todos o falecimento de Anderson Rosa (camisa preta). Rosa participou do projeto social Liga Paranaense dos Dragões, em Cambé, como aluno e auxiliar nas atividades com as crianças e adolescentes do projeto social LIGA/CUFA. Alegre, extrovertido e querido por todos, são estas as lembranças que guardaremos. Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares.
Descanse em paz - Anderson Rosa.

Cufa Curitiba amplia atuação no Tatuquara

A Central Única das Favelas de Curitiba, reuniu-se com lideres comunitários e com o Coordenador do Núcleo Regional de Esporte da SMELJ, Helton Stais. 
No mês de Abril, dia 7, coordenadores da Cufa estiveram em reunião no Núcleo Regional de Esporte na Rua da Cidadania do Tatuquara e na ocasião ambas as instituições e representantes da sociedade civil discutiram propostas, possibilidades de ampliar ações existentes e implantar novas ações e projetos sociais, esportivos e culturais. A ideia de juntar varias pessoas de diversos seguimentos da sociedade é com fins de ampliar e disponibilizar á população ações que valorizem á cidadania.
“Num diálogo precisamos falar, mas também ouvir e compreender o interlocutor. Devemos nos unir, ouvir sempre e auxiliar uns aos outros e assim em compreensão da necessidades locais, juntos fazer o melhor” comenta Zé da Cufa - Presidente Estadual da Cufa Paraná. O objetivo principal é ampliar os projetos existentes na região que as instituições desenvolvem, mas também criar um calendário anual e potencializar novas ações e projetos.
“Nossa instituição, a Cufa busca desenvolver e fortalecer projetos sociais de toda natureza na periferia. Estamos sempre reunindo pessoas e unindo forças, pois só assim conseguiremos resultados positivos” comenta Francês - Coordenador de Cultura da Cufa. É por meio de parcerias que as instituições envolvidas, neste processo coletivo irá buscar novos espaços para realização de projetos e eventos, exemplo: IIª Encontro Mulheres de Luta - Curitiba (Auditório da Rua da Cidadania) e Encontro Cultura de Graffiti (Aldeia Kakané-porã).


II Encontro Mulheres de Luta
Graffiti - Kakané-porã
E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Cufa Cornélio Procópio inicia atividades

Na última terça feira, 09, a Central Única das Favelas de Cornélio Procópio, no Paraná, reuniu-se com a sociedade civil, secretários do municipal e outros gestores públicos da cidade. Recém-criada a Cufa PC é a mais nova base da Cufa Paraná entre as catorze (14) no estado. Israel Silva, ensaiando os seus primeiros passos no emblemático universo do empreendedorismo social é o atual coordenador da instituição no município, Silva também é atleta profissional em algumas modalidades de artes marciais.
Nesta reunião em especial foi tratado justamento sobre os possíveis projetos sociais a serem desenvolvidos em algumas localidades periféricas junto às crianças, adolescentes e aos jovens e adultos. Através desses encontros que a instituição Cufa busca abrir dialogo não só com o poder publico, mas com a sociedade. O objetivo da instituição é ofertar ações e projetos de esporte e cultura á população das periferias procopense. Para isto estamos reunindo pessoas, unindo forças e buscando a efetivação da Cufa na cidade.
Em breve iniciaremos as ações nas periféricas escolhidas, ações estas que  permitirá á população jovem terem acesso ao esporte e ao lazer. Silva, por cinco meses recebeu capacitação dos membros da Cufa Londrina "Leandro Palmeira, Marcos Silveira, Michelle Praxedes e Italo de Loanda "Cássio Gomes e Gabi Gomes". Entendendo que as viabilidades das ideias moram neste intercâmbio social. Se você em sua cidade ou comunidade deseja ter uma base da Cufa, entre em contato conosco, o primeiro passo para a mudança é este desejo de transformação.








E-mail: contato.cufaparana@gmail.com


quinta-feira, 11 de maio de 2017

Cufa Curitiba participa do projeto Rede Jovem

Na última terça feira, 09, a Central Única das Favelas de Curitiba, participou da reunião do grupo de Trabalho de Programa Rede Jovem. Idealizado pela Assessoria especial da Juventude do Paraná em seu projeto piloto vai ser implantado no Município de Almirante Tamandaré em parceria com secretarias estadual, municipal e outros. Á convite do Atual Assessoria Especial da Juventude Edson Lau o Presidente Estadual da Cufa Paraná, José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa) esteve presente na reunião. Outros detalhes http://bit.ly/2qTVZCG
“Pelo que pude observar nesta primeira participação o projeto Rede Jovem tem objetivo direto, os jovens e além protagonismo dessa população de Almirante Tamandaré, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social. E, nosso papel como instituição somar força em prol da juventude e assim também disponibilizar ações e os nosso conhecimentos para restringir o tempo ócio dos jovens e ocupá-los com cultura, lazer, esporte e outros” comenta Zé da Cufa.


E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

terça-feira, 9 de maio de 2017

Coordenadores da Cufa Curitiba vistam comunidades

A Central Única das Favelas do Paraná, desde 2005 tem atuado no estado, hoje com 14 bases em cidades diferente, atendendo indiretamente 20 municípios através das mais variadas ações e projetos. O corpo gestor das bases é composto em sua maioria por jovens moradores de comunidades e profissionais das mais diversas áreas que de forma direta e indireta atuam com as e nas comunidades. A CUFA surgiu no Rio de Janeiro e este ano completa 20 anos de existência, atua em todos os estados brasileiros e 17 países.
No Paraná, seguimos a diretriz nacional e juntos fomentamos o processo de reconstrução social as comunidades, auxiliando novos protagonistas no pensar de soluções para seus territórios como também criando ações e projetos. Desde 2005, a Cufa desenvolve ações em Curitiba, na busca de ampliar seus horizontes os coordenadores Zé da Cufa, Francês, Luciana e Nilton, á pedido de lideranças comunitárias percorreram algumas comunidades da capital ouvindo os moradores.
O objetivo é ampliar nossas ações, conhecer outras lideranças comunitárias, produz soluções e integrar as pessoas a maior rede empreendedora social do país. Se você em sua cidade ou comunidade deseja ter uma base da Cufa, entre em contato conosco, o primeiro passo para a mudança é este desejo de transformação. Na ocasião vistamos a Comunidade Tiradentes, Capanema e Bela Vista. “Pretendemos mapear as comunidades da capital, conhecer lideranças e juntos pesar em ações”. Comenta Zé da Cufa. 






E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

terça-feira, 2 de maio de 2017

Dia Internacional da Dança

No dia 29 de abril, comemora-se o dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança. Data esta instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no ano de 1982. Em Toledo, a Central Única de Favelas (Cufa), por meio de iniciativa do Grupo 5ª Essência, realizou nesta data o Baile Charme no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Vários grupos dança alegraram o público presente.
“Nós desenvolvemos esse trabalho com uma visão social em conjunto com os outros artistas através da Cufa. Pelo segundo ano consecutivo vamos comemorar o Dia Internacional da Dança homenageando todos os dançarinos da cidade nesse espaço aberto. É uma oportunidade para o público em geral também poder acompanhar o trabalho que é desenvolvido na cidade”, informou uma das organizadoras do evento, Fernanda Fetter – Cufa Toledo.
Na ocasião o grafiteiro Isaac de Jesus, também contribuiu, fez uma breve intervenção cultural de graffiti. No entanto, observamos que o universo cultural é múltiplo, sofisticado e além das suas varias forma de expressão também movimenta vontade, sonho e história. O nosso objetivo com ações dessa natureza é aproximar as pessoas, ás mais variadas formas de expressões culturais. O evento teve o apoio Secretaria Municipal de Cultura e promoção da Rpc Tv Cascavel.










E-mail: contato.cufaparana@gmail.com