segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Prêmio de Direitos Humanos na Câmara de Curitiba


Na noite de quarta-feira (05/12), a AEC - Central Única das Favelas do Paraná recebeu o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos de 2018, que foi entregue na ocasião pela Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba e por indicação do Professor e Vereador Euler de Freitas. A entrega do Prêmio Pablo Neruda pela Câmara de Curitiba acontece às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída em 1950 pela Organização das Nações Unidas (ONU), dois anos após adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas, a declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. O prêmio da casa visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e que por intemédio de ações e projetos buscam colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. Representando, a AEC - Central Única das Favelas do Paraná e todos os participantes da instituição o psicologo José Antonio, recebeu das mãos do Vereado Euler o troféu e o certificado de premiação.









E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

1º Street Liga Cufa de Skate


Campeonato de skate reúne vários atletas na Praça Céu, em Cambé.

O evento aconteceu no último domingo (16/12) e foi aberto ao público, o 1º Street Liga Cufa de Skate, levou para pista atletas nas categorias iniciante e mirim, valendo premiação de shapes, trucks, roupas e acessórios para primeiro, segundo e terceiro colocados. “Esse o primeiro de muitos outros que devem ser realizadas na cidade e região, acostumados com os eventos de artes marciais, mas, resolvemos com incentivo dos próprios skatistas nos arriscas e deu tudo certo, felicitamos todos os evolvidos na organização e produção do evento e principalmente aos patrocinadores e espectadores que marcaram presença” – afirma Mestre Kim ou José Roberto – Coordenador da Cufa e Presidente da Liga. Todavia, a Central Única das Favelas e Liga Paranaense do Dragões tem como proposta a realização de ações ou projetos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer e preservação ambiental. A exemplo, atualmente na sede da Liga, em Cambé são atendidas aproximadamente 50 crianças e adolescentes. No entanto, os projetos permanentes das instituições, hoje, não Lute Nas Ruas, que oferece gratuitamente aulas de boxe e outras modalidades de artes marciais, as crianças também no projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e as drogas. Hoje o Skate é o segundo esporte mais praticado no mundo, atrás apenas do futebol, porém, ainda sofre muitos preconceitos. Precisamos quebrar as barreiras com boas ações e só assim, através de ações coletivas que conseguiremos passar uma mensagem para mostrar o segmento promissor que será no futuro, pois, hoje o skate é um esporte olímpico, criando oportunidades, incentivando e divulgando o skate, skatistas e empresas do segmento.











E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

sábado, 15 de dezembro de 2018

Rurbana: Um modelo de negócios sustentáveis de hortaliças


Você já ouviu falar da Rurbana?
Com a crescente conscientização dos cidadãos, governos em todas as esferas: municipal, estadual e federal; também dos meios corporativos, a responsabilidade socioambiental se tornou uma preocupação não só da sociedade, mas, das instituições. No entanto, a Central Única das Favelas do Paraná é uma dessas instituições que em seus segmentos mais distintos tem propagado a coerência entre a ética nos negócios sociais e a consideração para com o meio ambiente, visando, fortalecer a conscientização nas relações e cada vez mais nos empreendimentos, ou seja, nos negócios sociais, projetos e ações, juntos aos consumidores. O objetivo principal é a preservação ambiental, alimentação saudável aos moradores de favela, mas também contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no Paraná.
Pois bem, ampliamos novamente, mas, desta vez nas cidades de Maringá e Nova Londrina, através da parceria com a Rurbana Hortas Comunitárias é uma Startup de impacto que proporciona saúde através do auxílio na produção e distribuição de alimentos agroecológicos frescos e rastreáveis dentro das cidades, melhorando a qualidade de vida dos agricultores urbanos e consumidores de hortaliças, além de fortalecer o desenvolvimento econômico e socioambiental de Hortas Comunitárias. Todavia, depois do sucesso que se tornou a Conecte Plante CUFA, a Conecte é o macro, o ecossistema, a cultura geradora onde sustentabilidade, tecnologia, autoconhecimento e qualidade de vida são as essências e caminhos diários para as formações de ecossistemas. Integrando o econômico, o social, o cultural, o aprendizado e político, através dos universos de experiências, tornamos acessíveis às comunidades novas formas de pensar, agir e se relacionarem com o ambiente, modificando o ecossistema em que estamos inseridos, transformando o universo coletivo e particular de cada indivíduo para que expanda sua percepção e consciência.
A Rurbana Hortas Comunitárias, idealizado por João Pedro que também é coordenador da CUFA Maringá, explica que: “Na essência é mais uma metodologia de desenvolvimento de negócios social, planos de ação e prática sustentável, focado na estruturação do negócio coletivo, cujo conteúdo e produtos serão disponibilizado nos espaços físicos, as hortas e digitalmente através de informação a onde adquirirem os produtos. No Brasil, estudos mostram que as pessoas têm adquirir cada vez mais o habito de consumir alimentos mais saudáveis, nutritivos, funcionais e de baixa caloria, nesta categoria entras os orgânicos. No entanto, nos últimos anos estes produtos apresentaram um crescimento de 2,2% em volume e 3,7% em valor, impulsionado não só pelo aumento da renda dos consumidores, mas, também pela busca por produtos de maior valor agregado, ou seja, de preservação ambiental.




E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Festival BreaKing’Z agita Santa Tereza do Oeste


Aconteceu no sábado, dia 8, mais uma edição do Festival BreaKing’Z. Está é a 6ª edição do evento, na cidade de Santa Tereza do Oeste e para comemorar edição os organizadores e parceiros, reuniram profissionais de varias modalidades de nível nacional e internacional, a exemplo: Bboy Neguin, Carão (Capstyle) e Isaac (Costa Oeste Crew), entre outros grande nomes graffiti. Grande foi o público participante nas batalhas 2 versos 2, etapa amador até 17 anos, batalhas de dança individual e a etapa Kids mostra de dança até 11 anos, os vencedores receberam troféus e prêmios em dinheiro. A novidade desta edição foi o maior painel grafitado na cidade, em julho, o mural realizado por artista (grafiteiros), paranaenses. Contudo, observar-se e, é evidenciado a presença do graffiti, espalhado por diversos lugares, ou seja, nos murros e paredes das cidades brasileiras e de alguma forma os traços coloridos atraem os olhares e em alguns casos pelas representações, pessoas ou acontecimentos atuais e históricos retratados em arte e exposta ao cotidiano das pessoas, consegue não só atrair atenção de muitas, mas, envolve-las entre as galeria á céu aberto no vai e vem da vida. 
Todavia, ações como está faz com que arte seja democratizada nas bases com as crianças e adolescentes, permitindo aos mesmos aprendizados e desenvolver suas potencialidades artísticas e de igual forma, entrarem em contato com outras manifestações sociocultural, como a música e a dança. No entanto, o evento conta com o apoio da Secretaria da Assistência Social de Santa Tereza do Oeste, na situação representada pela secretaria municipal da pasta Senhora Sandra Bressiani Marciniak e, na ocasião, recebeu o Prêmio HIP-HOP 2018 das mãos do coordenador Cultural do Oeste Mário Kaxopa e este entregue pela Central Única das Favelas as pessoas que diretamente incentiva e promover a cultura urbana, o HIP HOP. Os agradecimentos estendem-se para os grafiteiros e suas crews, dançarinos, prefeitura (prefeito   Elio Marciniak), alunos do projeto BreaKing’Z e, em especial, aos pais dos alunos e ao público que compareceram e juntos enalteceram está grande festa. Com isso fechando o ano, utilizando dos 4 elementos do HIP-HOP como ferramenta de reintegração de crianças e adolescentes na sociedade.










E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Graffite: arte de rua que transforma


Não faz muitos anos atrás que a arte do graffite era vista como um ato de vandalismo, mas, ao contrário nos últimos anos vem ganhando espaço na sociedade. Todavia, culturalmente passou a ser reconhecida, venceu parte das barreiras segregacionistas, derruba diariamente o pré-conceito, auxilia os jovens a saírem das ruas e da invisibilidade, provou e prova que a criatividade e a imaginação juvenil não têm limites. É uma arte que facilmente uni as pessoas de todas as idades, etnias, culturas e até classes sociais. Este é o graffite, irreverente, colorido e alegre, a arte de rua que encanta e leva pelas comunidades o doce sabor da vida e entre becos e vielas á alegria do colorir, florescer e crescer cada dia mais. No entanto, todos anos, a Central Única das Favelas por todo país organiza encontros e no Estado do Paraná não seria diferente, através da arte do graffite vem colorindo as cidades. Este ano, pela segunda vez consecutiva Isaac de Jesus – Diretor da CUFA Toledo e grafiteiro, organizou juntamente com os demais grafiteiros da Costa Oeste Crew o Mural Cesaf. O encontroa além de proporcionar revitalização aos muros e dependência do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, na ocasião, protagonizou o mês da Consciência Negra e através de personalidades que empunharam uma luta em favor dos pares, os grafites pautam respeito a toda história de luta por liberdades e combate às desigualdades. “Obrigado aos/as irmãos e irmãs que chegaram pra somar e deixar suas artes, em especial Costa Oeste Crew.  A CUFA Paraná que vem ao longo dos seus 20 anos construindo pontes para o protagonismo social. Gratidão a os envolvidos, direção do colégio que deram um show na recepção da galera e a peregrino Skate Shop sempre no suporte com minha arte” – comenta Isaac.














E-mail: contato.cufaparana@gmail.com