segunda-feira, 12 de junho de 2017

Central Única das Favelas e Unioeste

Dia 09 de Junho foi dia de Arte, cultura e produção de conhecimento no Colégio Estadual Frentino Sackser em Marechal Candido Rondon. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, através do Projeto GINGA em parceria com a Central Única das Favelas do Paraná, realizaram oficinas sobre Cultura Afra Brasileira, voltada para os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio. As atividades que teve um público de cerca de 60 estudantes, teve por objetivo promover a reflexão, o conhecimento e valorização da Cultura Hip Hop. O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social. 
A CUFA potência e propagar as tecnologias sociais pulsantes nas favelas dando voz e vez a jovens por todo o país e no mundo que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Desta forma, ao longo da manhã, ocorreram oficinas de Rap e Poesia, Grafite e Breaking, ministradas por rapper Anderson Marcos (Andy Combatente), o grafiteiro Isaac Souza e o dançarino Thiago - Toledobreak's. 
O Projeto de Extensão “Ginga: História e Cultura Afro-Brasileira na Escola” desenvolvida por professores e alunos da Universidade têm por finalidade promover experiências e vivências da cultura popular afro-brasileira a partir dos elementos lúdicos e socializantes desta cultura tais como a capoeira, a música, os jogos, as estórias, as obras de arte, as lendas, o folclore e as danças, divulgando-os através de oficinas, brincadeiras, aulas e atividades recreativas coletivas.
Tem a expectativa de proporcionar conhecimentos e consciência crítica acerca das contribuições culturais, lutas e resistências dos negros no Brasil através do ato de brincar, jogar, dançar e imaginar, portanto, o presente projeto tem um caráter cultural, esportivo, educativo, social e político e é, em suas atividades, essencialmente interdisciplinar abordando conhecimentos da área das Ciências Humanas. O projeto que é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Claudia Monteiro conta com participação e colaboração dos acadêmicos do curso de História e Letras.
Agradecemos ao acolhimento dos estudantes e professores do Colégio Frentino Sacker, aos oficineiros, acadêmicos envolvidos no projeto e em especial a Prof.ª dourando Adriana Carvalho, pelo convite.
Informações sobre o projeto Ginga: https://www.facebook.com/projetoginga/












E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário