quinta-feira, 20 de abril de 2017

I Torneio de Futsal Feminino da Cufa

No dia 26 Março, a Central Única das Favelas de Loanda e a Secretária Municipal de Esporte, realizaram o primeiro torneio de futsal. O evento visa o fortalecimento do esporte feminino, oportunizar e incentivar o futsal feminino na região na categoria amadora, segmentar á modalidade nas mídias. Em 2012, quando se iniciou os trabalhos da Cufa Loanda, o coordenador Cássio Gomes, estabeleceu parcerias á nível estadual e nacional com outras bases da organização, com fins de que ações dessa natureza desenvolvida em outras localidades do país contribuíssem diretamente nas ações em Loanda, hoje, começa-se colher os resultados dessa parceria nacional através dos projetos de esporte desenvolvidos na cidade e região. 
Exemplo, o I Torneio de Futsal Feminino que para alegria de todos, não só se escreveram times da cidade como de toda região Noroeste do Paraná, o público também foi outra surpresa agradável para nós da organização, ver as arquibancadas lotadas apoiando o esporte e o futebol feminino é maravilhoso. Aproximadamente trezentas pessoas entre jogadoras familiares e espectadores estiveram presentes e entre os espectadores o prefeito João N. dos Santos e o vereador Isaias. 
Oito times da região participaram da competição e na classificação geral ficou: I lugar Japurá, II Monte Castelo e III Querência do Norte. Ambos os times receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro. Unimos-nos pelo objetivo comum de utilizar do esporte como ferramenta de inclusão em favor das mulheres loandense e os resultados são positivos. As mulheres que tiver interesse em praticar ou treinar no time Garra da Cufa, procurar á secretaria de esporte da cidade. Agradecemos especialmente á todos os patrocinadores que sem eles não seria possível realizamos este evento.
Todas as fotos podem ser vistas na página da @CufaLoanda
                                      









E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

terça-feira, 18 de abril de 2017

Cufa Curitiba participa de acertos para o lançamento do ID Jovem - PR

No dia 08/05 o Assessor Especial de Juventude, Edson Lau Filho, recebeu Michell Sombrio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e José Antônio Campos da Central Única das Favelas (CUFA-PR), para finalizar os últimos detalhes do lançamento, no Estado do Paraná, do Programa Federal ID Jovem (Identidade Jovem) e do cronograma de capacitação a multiplicadores. 
A Caravana do ID Jovem vai interiorizar o programa em conjunto com gestores estaduais, prefeituras, diretorias de juventude, secretarias municipais de assistência social, centros de referência de assistência social e organizações da sociedade civil, as oficinas de capacitação do programa, que vai treinar os monitores que farão o lançamento do programa nos estados em parceria com os governos estaduais.  Fonte: Comunicação AEJ. Fonte: Comunicação: Cufa Paraná
Saiba mais em: http://migre.me/woFsK
E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

Páscoa Solidaria

No domingo, 16 de Abril a Central Única das Favelas de Londrina, distribui dezenas de kits de chocolates no Vista Bela. A ação Páscoa Solidaria foi criada por Bruno Gonnelli em 2015, hoje com sua equipe Gonnelli reúne dezenas de voluntaria e entre eles jogadores de futebol e artistas que auxiliam na arrecadação dos chocolates e os distribuí em três comunidades londrinenses União da Vitória, Bratac e Vista Bela. Todo momento é uma oportunidade de união e aproveitando a data comemorativa para proporcionar uma agenda positiva na periferia. 
Desta forma, a felicidade de ganhar um chocolate é insubstituível, mas fica bem melhor quando está alegria se junta ao momento familiar e se torna um momento de confraternização  único. Desta forma, além da integração e fortalecimento de vinculo entre os pares a ação proporciona aos moradores de forma geral um calendário sociocultural, pois, sabemos que são poucas as oportunidades culturais disponibilizadas para as famílias em seus territórios periféricos.
A Páscoa Solidaria no Vista Bela reuniu aproximadamente 150 crianças, na ocasião, as crianças puderam também cortar cabelo – Studio João, curtindo apresentação de Funk com Mc Theo e participaram do sorteio de uma bicicleta, mas, o momento mais esperado foi a chegada do coelhinho da páscoa e não só para as crianças, mas para os adultos também
Nossos agradecimentos ao Bruno Gonnelli e toda sua equipe! 



Israel Cufa Cornélio, Leandro, Bruno - Páscoa Solidaria, Italo e Marco
Mc Theo



Leandro e Michelle - Coord, da Cufa Londrina


E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Linha de Lazer de Páscoa na aldeia Kakané-Porá

No dia 15 de Abril, a Central Única das Favelas de Curitiba participou da Linha de Lazer de Páscoa na aldeia Indígena Kakané-Porá - Campo de Santana, em Curitiba, a convite Helton Stais, coordenador do Núcleo Regional Tatuquara da Secretária Municipal, Lazer e Juventude de Cultura e Dinho Oliveira. Na ocasião em parceria com á Associação de Indígena Kakané-Porá realizamos brincadeiras, graffiti, jogos e oficinas para as crianças da aldeia. 
E de quebra ainda teve Coelhinho da Páscoa do PROVOPAR que entregou chocolates as crianças, á ação foi organizada e coordenada pela presidente Carlise Kwiatkowski. As ações de brincadeiras, jogos, oficinas de música e oficina de pintura de rosto, ficou á cargo do grupo de jovens da Igreja Sara Nossa Terra e o workshop de foi realizado por um dos grandes nome da arte do grafiteiro em Curitiba, o Francês, membro do Núcleo de Cultura Urbana da Cufa Curitiba. 
Esta parceria e união entre as instituições e em prol das crianças, adolescentes e de toda comunidade se dá por meio da SMELJ em unir forças com no objetivo de estar cada vez mais próximo da comunidade e além proporcionar ações valorize o bem estar comum.








E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

Manoel Soares, integrar time do Encontro com Fátima

Manoel Soares passará a integrar time do “Encontro com Fátima” Presidente da Cufa Rio Grande do Sul e repórter da RBS TV fará parte do elenco do programa Encontro com Fátima Bernardes. Reconhecido pelo telespectador gaúcho por seu jeito único de fazer jornalismo, falando a linguagem da periferia, o repórter Manoel Soares agora irá expandir sua atuação. 
Manoel Soares está há 15 anos no Grupo RBS e a 17 na Cufa. É baiano, nasceu em Salvador e foi para o Rio Grande do Sul emn1997, na Cufa escreveu livros para o público infanto-juvenil e tem intensa atividade entre os jovens. Aproximou-se da televisão pela cultura hip-hop, participando de programas da TVE. Na Cufa além de liderar as ações no RS, ele se dedicou a melhorar a relação da imprensa com as periferias. Ao longo do tempo, expandiu suas reportagens para todos os segmentos. Nos últimos 15 anos, integra um projeto nacionalmente reconhecido de reposicionamento da televisão dentro das periferias. O convite da Globo não veio por acaso. 
A relação madura e comprometida da RBS TV com as periferias impactou muitos programas da Rede Globo. Há algum tempo, o repórter já vem participando de atrações nacionais. Além do próprio Encontro, já fez reportagens para o Profissão Repórter, de Caco Barcellos, e, mais recentemente, fez parte do grupo de pessoas consultadas em todo o Brasil por Luciano Huck para o programa especial Inspirações, que foi ao ar no dia 31 de março e premiou brasileiros cujas histórias de vida são exemplos de altruísmo e dedicação ao próximo.

Mesmo nessa nova fase da carreira, quando terá o desafio de ampliar a audiência de Fátima Bernardes nas periferias do restante país, Manoel não pretende se distanciar dos gaúchos, ao contrário, seguirá morando em Porto Alegre e diz que estará mais próximo do que nunca dos telespectadores daqui: Minha relação com a Cufa no RS não diminiu nem se encerra, vou morar em SP e RS neste próximo ano e vamos colocar nesta nova etapa tudo que a Cufa me ensinou.
E-mail: contato.cufaparana@gmail.com

quinta-feira, 13 de abril de 2017

IIª Encontro Mulheres de Luta – Loanda

No dia 08 de Março, a Central Única das Favelas Loanda em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e a Secretaria de Serviço Social e Trabalho de Loanda, organizaram o projeto Mulheres de Luta. O evento configurou-se em três etapas, sendo, a primeira de constituída de avaliação da pressão arterial, da avaliação da glicose e também foi feita uma avaliação física completa. A segunda parte consistiu em uma breve palestra sobre direito da mulher e empreendedorismo da mulher. Logo na sequencia foi realizado um grande aluão de ginástica e ritmos latinos para todas as mulheres presentes. 
O projeto Mulheres de luta Loanda teve como o objetivo contribuir diretamente na autonomia da mulher frente á igualdade de gêneros e além propor discurso sobre atuação da mulher no cenário empresarial, político, social e inserção no mercado de trabalho, ascensão profissional, salarial e na mais ampla presença dela em cargos de poder e decisão em nosso país. Gostaríamos de aproveita o ensejo e agradecer ao professor de educação física Leonardo Santim pelo belíssimo trabalho em seu Aulão de Ginástica e de Ritmos a enfermeira Jaqueline Ruola Francisco Góis e sua equipe pelas avaliações feitas e aos Secretários da Prefeitura Municipal de Loanda por todo o apoio.








E-mail: contato.cufaparana@gmail.com


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Iª Encontro Mulheres de Luta – Londrina

No dia 26 de Abril, a Central Única das Favelas de Londrina, realizou o Encontro Mulheres de Luta, na Quadra Esportiva do Vista Bela. Ao som de uma boa musica ao vivo as participantes puderam tomar um delicioso café da manhã e logo após participaram da palestra, saúde da mulher. Na ocasião também foi oferecido às mulheres uma breve aula sobre maquiagem, corte de cabelo, trança de raiz e um bazar com preços acessíveis. 
Esse foi mais um encontro organizado por Leandro Palmeirah, Michelle, Edimara Alves e Sandra Aguilheira, ambos da Cufa Londrina. O objetivo do encontro é contribuir diretamente na autonomia da mulher frente á igualdade de gêneros e além propor discurso sobre atuação da mulher no cenário empresarial, político, social e inserção no mercado de trabalho, ascensão profissional, salarial e na mais ampla presença dela em cargos de poder e decisão em nosso país. 
Em continuidade três adolescentes foram agraciadas, no dia 29 com uma tarde de beleza, agradecemos á Neyde Jordão pela acolhida e disponibilidade em atender ás meninas em seu salão de belezaAgradecemos aos patrocinadores que mais uma vez nos apoiaram nesta ação: Projeto Dist, Mara Rodrigues, Poder Rosa de Londrina e Puc Londrina. Organização: Black Divas/Cufa.








E-mail: contato.cufaparana@gmail.com