quarta-feira, 5 de julho de 2017

O racismo é velado no Brasil?

Versos | Prosas - Por Karen Cogo
Todos nos somos iguais perante a lei ou pelo menos deveríamos ser, mas sem distinção de qualquer natureza, conforme o Art. 5o da Constituição da República Federativa do Brasil. 
Porém, não questionando a veracidade da lei em si, mas, sim, a sua aplicabilidade na sociedade atual, faz-se necessária uma reflexão e atuação das partes legais as situações de preconceito racial, pois constantemente os noticiários anunciam os episódios de racismo, em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é “percebido”. Infelizmente, atos racistas passaram a ser corriqueiro em nosso país, principalmente, quando a vítima não possuem status social elevado. 
Nos campos de futebol as torcidas rivais imitavam sons de macaco quando um negro tem acesso à bola, jovens são espancados nas ruas por ser negro. Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, diariamente as pessoas negras são vitima de piadas, xingamentos e outros. Nos campos de futebol, nas escolas, nas ruas, ou seja, em qualquer lugar as pessoas negras são alvos do racismo em nosso país. Pessoas são agredidas diariamente e muitas vezes os agressores ficam em puni.
Desta forma, por mais que se tentam apaziguar, esta tem sido a realidade, um país que finge viver a tentativa de uma sociedade justa, igualitária e humanizada, quando a questão é racial. Deste modo, episódios têm provocando não só indignação, mas gerado reflexão em boa parte da sociedade. Provavelmente, você já pode ter presenciado ou ouvido alguma situação dessa natureza. Mas, qual foi sua reação? Qual foi o seu sentimento, neste momento? Concordou?
É necessário tirarmos urgente as vendas dos nossos olhos, reconhecer o outro, respeitá-lo, proporcionar situações realmente igualitárias, recepcionar, criar vínculos... AMAR... Independente da raça, da cor, da religião, da opção sexual, da condição física, psicológica e/ou social. Acredito que só assim poderemos ampliar nossa visão de humanidade e nos unir frentes às questões e dificuldades que realmente importam e são imprescindíveis!

Karen é professor de letras e voluntaria em projeto social

O projeto - Versos/Prosas e Favela | foi idealizado por Zé da Cufa que é Presidente Estadual da Cufa Paraná, psicólogo, pastor e ativista em favor de reflexões e ações de combate aos excluído e marginalizados. E-mail: jose.cufaparana@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário