terça-feira, 21 de novembro de 2017

I Fórum das Paranaenses das Favelas, em Curitiba.

O I Fórum das Paranaenses das Favelas levou ao público paranaense presente de sete (7) cidades e dois Estados - PR e SP, debates e shows com grandes expoentes da música de Favela do Brasil. Entre os nomes que participaram da programação esteve a Dona Diva. Ela ficou conhecida nacionalmente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ao complementar na fala de Lazaro Ramos e da jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques, que explanavam sob o tema "A pele que habito", e os ecos do processo de colonização no Brasil, o privilégio dos brancos no país e a resistência dos povos escravizados. Diva Guimarães, de 77 anos, comoveu o público que lotou a Tenda da Praça, espaço da Flip com 700 lugares. Entre os show esteve presente, Thig - Relatos da Invasão de São Paulo, O rapper estourou no circuito nacional em 2008, com a música Jaçanã Picadilha, considerada até hoje um clássico do rap nacional, sempre ressalta como é ser jovem e negro dentro da periferia, que é fundamental trazer as raízes do gueto para sua música, que considera um verdadeiro “rap de maloca”.


A Central Única das Favelas entende que é de suma importância refletir sob. E, pelo nosso levantamento o FPF é o maior encontro de moradores favelados do Estado do Paraná e um dos maiores do Sul do Brasil. Segundo o IBGE que fez o levantamento sobre as favelas para o Censo 2010, em Curitiba, há 49,7 mil domicílios nesta situação. Isso é equivalentes a 163,3 mil pessoas. Dos 75 bairros de Curitiba, 37 abrigam aglomeradas subnormais, favela. O crescimento populacional das favelas cresceu 12,4% entre 2000 e 2010, ritmo mais acelerado do que a população como um todo (10,3%). No entanto, 19,7% da população de Curitiba são negros ou pardos - IBGE. 
Pouco documentada, a história da presença negra na cidade e região metropolitana. Para complementar as falas á mesa contou com a presença do Promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, o Advogado Ms. Renato de Almeida Junior e Michael Devis – Grafiteiro. “Tanto o Fórum como o Festival, são formas relevante de manifestação popular que visa levantar-se contra todo processo de segregação existente. Oportunizar todas estas pessoas para discutirem o nosso futuro é um avanço, principalmente o dos jovens”; comente Zé da Cufa (Presidente Estadual da Cufa Paraná). O I Fórum Paranaense das Favelas, tem como objetivo discutir as dificuldade de acesso a direitos pela população negra, demonstrada por indicadores sociais como escolaridade, renda e condições de moradia do Censo 2010, pode ser entendida como manifestação, entre outros fatores, do denominado “racismo institucional”.






Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário