terça-feira, 21 de novembro de 2017

Projeto Dialogando esteve presente na Feira Científica do Colégio IEEL

As drogas e entre elas consideramos o álcool, pois entendemos que o consumo de álcool periódico, permanente, habitual ou condicionado por uma dependência psicofísica, etilismo é prejudicial a todos os órgãos do corpo, principalmente o fígado. Como também para á sociedade de forma geral, no caso doa acidente de trânsito é consumo de álcool está presente, ou seja, causam 65% das mortes no trânsito. Observa-se que a ingestão precoce de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos de idade em todas as regiões do mundo. Aproximadamente 50% dos jovens com idade entre 12 e 17 anos já fizeram uso de álcool na vida. No entanto, o álcool é a substância psicoativa mais consumida entre os adolescentes e cada vez mais cedo, com maior frequência e quantidade.
Observando os dados e sabendo que temos livre acesso entre o público jovem a Central Única das Favelas nos últimos nove (9) anos tem travado uma extensa luta em favor da prevenção ao uso de drogas, principalmente sobre as drogas licitas. Mediante á necessidade criamos um programa de  intervenções e assim surgiu o Projeto Dialogando Com Os Jovens. O objetivo do programa é informar e formar sobre as drogas, porém serve como um guia para pais, professores e profissionais que buscam um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes. Contudo, vale salientar que como medida importante de avanço na prevenção do uso precoce do álcool no Brasil, em março de 2015 foi sancionada a Lei nº 13.106/2015 que criminaliza a oferta – este termo abrange vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, mesmo que gratuitamente – de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos.
Seguindo a risca o cronograma de prevenção, a Cufa em Londrina por meio do Coordenador têm palestrado em varias escolas. No ultimo dia 14 de Novembro, falou sobre alcoolismo para alunos do 3° ano, Coordenadores e Diretores na Feira Científica do Colégio IEEL. Marcos Silveira é Coordenador da CUFA Londrina, Psicólogo da Clínica Gran Vitória e Membro do Instituto Lalangue Londrina. No entanto, nos dias atuais é de suma importância que todos os segmentos da sociedade tenham compreensão de que o uso abusivo e a dependência de drogas não têm uma única causa – comenta presidente da Cufa Paraná, Zé da Cufa.  Os problemas decorrentes requerem diferentes tipos de abordagem. O dialogando é uma forma, pois não existe modelo ideal de programa de prevenção, tampouco melhor ou pior. Existem diferentes possibilidades de abordagem da questão, em que os fatores de proteção devem ser realçados e os fatores de risco, minimizados. Mas nunca podemos deixar de saber que: Prevenir é amar...




Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Um comentário:

  1. CUFA Londrina
    Sempre trabalhando com amor e dedicação...
    Prevenção é o caminho!

    ResponderExcluir