terça-feira, 21 de novembro de 2017

Batalha Break Kids agita Santa Tereza do Oeste

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Nega Gizza é também diretora do Hutúz, o maior festival de rap da América Latina, que é produzido pela CUFA. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral.
O Hip Hop é um movimento que, há 20 anos, sobrevive nos guetos brasileiros mesmo sem o apoio da mídia, e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas socioeconômicas e deixando para trás o rótulo de "cultura do excluído". Ao longo de sua existência, esta manifestação cultural vem criando um movimento forte, atraente, com grande potencial, e segue abrindo portas para novos nichos comerciais ainda não explorados. A Cufa Toledo utiliza-se da cultura do Hip Hop para alcançar diferentes contextos e ações. Reforçando o desenvolvimento com um time de peso que á anos desenvolve ações e projetos socioculturais não só na cidade, mas em toda região Oeste. Coordenada Isaac Santos, a Cufa tem ampliado suas ações por meio da Cultura Hip Hop. No Estado do Paraná a instituição é uma das maiores organizações em favor de propagar e incentivar a cultura urbana no Estado.
Entre os quantos elementos do Hip Hop á dança (break) é uma manifestação cultural contemporânea que surgiu por meio da indignação dos jovens da periferia, em especial entre os jovens negros que foram para as ruas manifestar seus desejos, sentimentos e ideias através do corpo e da dança. Desta forma, dando seguimento á cultura em Santa Tereza do Oeste os alunos das oficinas de dança na modalidade Break aprende os primeiros passos no Centro de Convivência nos últimos sete anos centenas de aulas passaram pelo Professor Mário Kaxópa que ao final de cada ano promove um grande competição. As Batalhas Break Kids é uma forma de interação e confraternização entre os alunos e professores. Enfim, a dança comprovadamente também pode ser considerada uma ação preventiva em relação à saúde e ao uso de drogas, pois, contribui para a manutenção e funcionamento do organismo das pessoas que a prática. A dança é uma expressão que de forma indireta e direta reflete a cultura, a religião, os costumes, os desejos, e os ideais; é uma forma artística de representatividade do contexto social. 


(Prof. Kaxópa)


Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário