segunda-feira, 9 de março de 2020

Vai começar a Taça das Favelas 2020.

Terceira edição, à Taça das Favelas Paraná, tem início após as peneiras, que aconteceria em maio. Porém, vem através deste comunicar a suspensão das atividades e assim que normalizar retomasse o projeto, pois entendemos seu valor aos jovens favelados, mas também entendemos e primando a saúde dos envolvidos, no projeto, bem como as comunidades e todos os envolvidos indiretamente pela iniciativa. Para isso, ouve na Superintendência do Esporte do Paraná, em Curitiba uma breve reunião de esclarecimento do atual momento, no sábado dia 07/03. A reunião foi coordenada (virtual) pelo Presidente da AEC Wanderley, o coordenador (psicologo), da AEC - Central Única das Favelas no Paraná, o Zé da Cufa, o (Coord. de Esporte da Taça) Leandro, (pedagogo), Nilton Gonzaga e Francês, pelo chefe de gabinete da Superintendência, Narciso Doro, e pelo assessor técnico do Esporte, Ney Santos. A competição tem o apoio do Governo Estadual do Paraná. 
O torneio que foi sucesso em 2019, e muito aguardados pelo jovens paranaenses chega à sua IIIª edição. No ano passado, 78 favelas de Curitiba e região, participaram da competição, entre elas Paranaguá, que ao logo de todo processo só 20 seleções seguiram, sagrando-se campeões Paloma (Feminino) e Butiatumirim (Masculino), que teve a final realizada no Couto Pereira, para um público aproximado de 5 mil pessoas. No entanto, sabendo do grande público alcançado nos anos anteriores é tomado está decisão, seguindo as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal, contra o avanço do Covid-19. 
Além disso, entre as novidades, apresentadas o campeonato a nível nacional firmou parceria com a La-Liga, o campeonato nacional da Espanha. Os melhores jogadores da edição nacional, o Brasileirão das Favelas, serão levados a Espanha para conhecer os times e os atletas. Enfim, a Taça é uma competição que visa contribuir diretamente para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens. E, neste momento entendemos a necessidade de unir forças pelo bem comum de toda nossa sociedade brasileira. É, uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas, mas também momento de falarmos de saúde e prevenção. O evento tem o apoio pelo segundo ano consecutivo da Superintendência do Esporte do Paraná, Governo do Estado. É, organizada pela AEC – Central Única das Favelas, a Taça das Favelas é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo!








Um comentário: