segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cufa Curitiba se reuni com Promotor de Justiça Eduardo Cambi

No dia 21 de Setembro, a Central Única das Favelas do Paraná se reuniu nas dependências do Espaço Fantástico das Arte, em Curitiba com o Promotor de Justiça Eduardo Cambi. Na ocasião, os representantes da instituição François M. Ramalho – Coordenado de Cultura e o Presidente Estadual José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa) á convite Marcelo Dias Lopes Gerente de Redação Regional – Rpc Tv, juntos, estiveram em reunião com o Senhor Cambi e a Equipe da Peça de Teatro João Cidadão – Cia do Palhaço. O objetivo da reunião se deu em torno de analisarem as possibilidades de estabelecer parceria e levarem o espetáculo João Cidadão á espaços onde a Cufa atua. O espetáculo que é sucesso, encenado pela Cia dos Palhaços e dirigido por Andrei Moscheto, é baseado na cartilha produzida pelo Ministério Público.

O projeto tem ganhado o publico e destaque na cidade de Curitiba, região e fora. As cenas alegres e o cenário urbano que compõem o espetáculo, expõem não só á necessidade de falarmos de cidadania, mas todo o enredo encenado expressão o cotidiano das pessoas frente á cidadania e a necessidade de falarmos e aprendemos sobre cidadania. Porém, observa-se que o objetivo é ir além dos limites da arte e informar de forma sistemática o cidadão. Dessa forma, pedagogicamente falando á Peça João Cidadã é uma ferramenta de possibilidades, oportunidades e integração coletiva, e, por via de regra, re-significa a autoestima, contextualiza o individuo e sociedade. "É, neste sociopedagógico que pensamos em inserir esse ritmo nos espaços escolares nas favelas e onde a Cufa atua", comenta Lopes; a fim de estimular alunos em sua capacidade de sentir, pensar e agir no mundo?
No entanto, horas engraça e descontraída a peça representado por Sarrafo, Tinoca e Wilson, interpretados por Felipe Ternes, Nathalia Luz e Eliezer Vander Brock. Sarrafo é quem assume o papel de João Cidadão, enquanto Tinoca e Wilson assumem todos os outros papéis necessários para contar a história de João, a descontração fica por conta dos palhaços como em todo espetáculo, porém eles conseguem habitar o universo informativo diferenciado sem prejudicar os encantamentos da dramaturgia. O João, personagem principal em sua trajetória de vida passa por problemas comuns a todas as pessoas e através de uma linguagem simples passa informações valorosas.

 Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário