segunda-feira, 23 de outubro de 2017

José é eleito Conselheiro Estadual da Juventude PR - CEJUV

A Central Única das Favelas do Paraná, desde sua chegada á 15 anos no Estado do Paraná, segue contribuindo na construção de um sociedade igualitária, principalmente aos jovens. Atualmente conta com 15 bases ativas e atuando em 25 cidades do Estado. No dias atuais, desconhecemos outras instituições com tamanha abrangência e trabalhos nas favelas no Estado do Paraná, principalmente com ações voltadas aos jovens negros moradores em favela e ligados ao movimento do Hip Hop. No entanto, pesando nessa população que hoje soma-se 2,7 milhões de jovens, no Estados, com idade entre 15 á 29 anos, segundo o Censo Demográfico do IBGE 2010, a Cufa, segue multiplicando suas ações, pois este percentual em maioria esmagadora vivem nas preferias paranaense, ou seja, nas favelas, territórios estes que em sua maioria são desassistidos de discutições ações pública, de política e de política pública.

(Fotos Raíssa Mello)
Militamos em favor dos jovens moradores de favela entende á necessidade e importância de que os espaços de "poder público" sejam ocupados por jovens e assim serem porta vozes de si nas discussões entre poder público, sociedade juvenil e anseios. Desta forma, mediante ao clamor de algumas lideranças para que pudesse ter representante dentro do Conselho Estadual da Juventude e em partes ter representação através de alguém que esteja diretamente ligado e em contato com os jovens, principalmente os jovens negros, nas favelas, por meio da Fábrica da Cidadania, na pessoa do Senhor José Antonio C. Jardim, os jovens se mobilizaram e elegeram á instituição Fábrica no eixo: Movimento Étnico Racial e Promoção a Igualdade Racial. Nosso objetivo é ser parte ativa no conselho, porém chegamos até aqui mediante o clamor dos jovens e pretendemos trazer para dentro do conselho, nós pelo fato que não falo por mim, mas por todos os jovens paranaenses á discussão é problematizar existente, exemplo: segregação, educação, emprego, violência e outros. E, junto ao conselho buscar forma de coibir os problemas existentes enfrentados pelos nossos jovens, principalmente os jovens negros, comenta José.

"somos grato pela confiança, e, por fim, vou cumprir minha missão e ser o elo da juventude para com o poder público, reforçando á necessidade do diálogo entre as partes, sendo um canal direto para que as políticas públicas cheguem nas favelas paranaense e de fato contemple o jovens e os seus anseios", comenta José. Criado em 1988, o CEJUV ficou inativo por mais de 20 anos. Segundo Edson Lau, Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude, o conselho retoma as atividades e vai intensificar as articulações para criação de políticas públicas voltadas aos jovens. A característica democrática do Conselho foi destacada pelos representantes de entidades que atuam junto à juventude, nos segmentos como juventude urbana e rural, entidades esportivas, de representação da mulher, do jovem negro, partidos políticos.
(Helton Stais e Mário - Cufa)
Saiba mais sobre o CEJUV em:
Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário