segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Equipe de Futsal da Cufa Loanda é destaque na Copa SESC-Paraná

A Central Única das Favelas - Paraná, tem destacando-se entre as maiores instituições paranaense, no entanto, mediante, o grande volume de atividades e projetos socioculturais, socioesportivos e outros vinculados ao empreendedorismo social, ofertados aos jovens de favela no Estado. Ao longo dos 15 anos de atuação no Estado do Paraná, a Cufa, acumula 15 bases fixa e passou atender aproximadamente 25 cidades. Assim segue contribuirmos para construção de uma sociedade mais justa no nosso Estado, nos Municípios e principalmente no país.
Observa-se que em meio aos projeto realizados nas cidades, cada base tem sua especificidade de destaque, exemplo: Toledo é referência no Graffiti e Break (dança); Cascavel se tornou referência na Cultura Hip Hop - através do Impacto Cultural; Cambé nas Artes Marciais com Mestre Kim, Londrina educação preventiva através do Projeto Dialogando - Psicólogo Marcos Silveira. Na cidade de Loanda no Noroeste do Estado, não seria diferente, hoje, através da Coordenação de Cássio Gomes, professor de Educação Física á base é referência Estadual no que desrespeita a projeto esportivo. O Projeto Raízes é uma experiência a ser replicada pela organização. Idealizado pela Cufa Loanda e Secretaria de Esportes de Loanda, Raízes é a prova dessa evolução esportiva no município, o projeto tem proporcionado aos adolescentes vivenciar experiência impar, pois, além de dar oportunidade aos jovens de participarem da Escola de Futsal Raízes os alunos têm viajado para participar de competições.
Desta forma, o time da Cufa segue firme e dando um show de bola nas semifinais da Copa SESC de Futsal. O Projeto é oferecido no contra turno escolar com fins de coibir a evasão escolar, vulnerabilidade social, prevenção ao uso de drogas e outros agravantes. Os resultados são satisfatórios, pois, é visível a mudança comportamental dos jovens atletas, mediante a mudança de comportamento e nas notas escolares. Por estes resultados positivos é que em forma de gratificação resolvemos escrevê-los nas competições. O projeto Raízes é uma proposta de inclusão social e cidadania através da prática do Futsal, desta forma, utilizamos do esporte em questão por ser trata de uma prática de grande aceitação entre os adolescentes, porém reutilizamos desta como ferramenta de inclusão/ascensão social á crianças e adolescentes oriundos em sua grande maioria de escolas públicas.
Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário