quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Projeto Dialogando Sobre ás Drogas - Curitiba

A Central Única das Favelas é uma organização não governamental reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço para expressar suas atitudes e questionamentos. A instituição expandiu pelo Brasil, e ganha cada vez mais força e voz nas cidades do interior e nas capitais do país, como em Curitiba. A organização tem como MV Bill um de seus principais fundadores e militantes na prevenção às drogas que entre os temas é um do mais abordados nos últimos anos pela instituição. E graças aos esforços de jovens participantes na Cufa, em Curitiba as ações se ampliam na mais variadas áreas. Entre os projetos, a Cufa criou três propostas de enfrentamento às drogas no Estado do Paraná e são elas: Crack Não Deixe Esta Pedra Te Derrubar – uma ação voltada para discussão e monitoramento do uso da droga por jovens; Circuito Social Favela Ativa – ação cultural que visa ocupar os espaços públicos que por usuários se transformaram em mocós (mocós é lugares onde pessoas se juntam para uso de drogas) e o Projeto Dialogando – este visa informa e forma á sociedade sobre os riscos das drogas.
“Fazendo do nosso jeito” é o que diz o slogan da Cufa, e é do nosso jeito que estamos fazendo para promover prevenção. E, no dia 17 de Outubro, dando sequencia á ideia participamos da XII Semana Tecnológica, FATEC - Curitiba. Na ocasião, o presidente Estadual da Cufa José Antonio C. Jardim (Zé da Cufa) e psicólogo acompanhado do Francês, coordenador de Cultura da Cufa Curitiba, falaram aos estudantes sobre os males proporcionados mediante o uso das drogas, álcool, cigarro, crack e outras, seus efeitos no usuário, para a família e na sociedade. O comunicador natural do interior do Paraná  o Zé da Cufa morou na periferia dos Estados da Bahia, São Paulo e atualmente á 25 anos no Paraná, contou que parte da sua vida pode vivenciar e experiências de conviver com amigos usuários do crack e sobre a intenção de conscientizar e formar através do Projeto Dialogando, multiplicadores na prevenção às drogas.
A iniciativa aborda diretamente a prevenção de uso e/ou abuso de drogas em um conjunto de ações educativas com o caráter preventivo para professores e alunos da rede pública e privada de ensino da região metropolitana de Curitiba, visando fornecer apoio à prevenção envolvendo a disseminação de informações acerca do uso de drogas, como forma de conscientizar a comunidade escolar (alunos e professores) a respeito dos seus riscos e danos, bem como fornecer aos professores ferramenta (material educativo) para desenvolver ações pedagógicas em sala de aula. O Projeto Dialogando esta inserido no programa nacional de enfrentamento ao Crack e outras Drogas – da Cufa Nacional, o objetivo é oferecer fundamentos teóricos e pedagógicos que capacitem os estudantes, professores e educadores para atuarem em ambiente escolar com o tema da "prevenção às drogas".



Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Um comentário: